Terra Livre, maior mobilização indígena do País, recebe homenagem na Câmara

Povos indígenas estão em Brasília no Acampamento Terra Livre e foram homenageados na Câmara Federal. Foto: Thiago Coelho

Os indígenas não são apenas uma pauta ou uma causa, mas sim, parte integrante da Constituição.

A Câmara dos Deputados realizou uma sessão solene nesta terça-feira (23/4) em homenagem aos 20 anos do Acampamento Terra Livre, a maior mobilização de indígenas do País. O evento contou com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, além de parlamentares da Bancada do PT na Câmara e lideranças indígenas.

A deputada Juliana Cardoso (SP), primeira indígena eleita pelo Partido dos Trabalhadores, expressou sua esperança por tempos melhores e maior reconhecimento durante o governo do presidente Lula. Ela destacou a importância de enxergar o Estado como um Estado de Direito, que valorize instituições como o Ministério dos Povos Originários, a Funai e a Sesai (Secretaria de Saúde Indígena), que representam uma construção de 20 anos de luta pelo Terra Livre.

Raízes culturais

Juliana ressaltou sua identidade como indígena urbana e a importância de preservar as raízes culturais. “Eu, indígena urbana que sou, sei a falta que faz quando o nosso povo é expulso dos seus lugares, quando o nosso povo é expulso das nossas culturas, a gente ainda tem e organiza, com muita resistência, 305 povos com a sua língua, trazendo toda essa nossa ancestralidade”, afirmou.

Conquistas

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, expressou seu orgulho ao falar como ministra indígena do Estado brasileiro durante a sessão solene. Ela ressaltou que essa conquista é fruto da mobilização e luta dos povos indígenas. “Um dia acreditamos que era possível avançar muito mais. E hoje nós estamos aqui”.

Guajajara enfatizou que foi com a força coletiva dos povos originários que o Ministério dos Povos Indígenas foi criado, assim como a primeira presidência indígena da Funai. Ela destacou a transformação da Fundação Nacional do Índio para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas como um marco significativo, valorizando a plurietnicidade do Brasil e sua diversidade cultural.

A ministra também observou sobre a importância de reconhecer e utilizar essa diversidade como uma estratégia para valorizar o País. Afirmou que os povos indígenas não são apenas uma pauta ou uma causa, mas sim, parte integrante da Constituição brasileira. Ela frisou ainda que os povos indígenas são os povos do presente e devem ser reconhecidos e valorizados como tal pelo governo e pelo Parlamento brasileiro.

WhatsApp Image 2024-04-23 at 15.49.24
WhatsApp Image 2024-04-23 at 15.48.44
WhatsApp Image 2024-04-23 at 15.48.51
WhatsApp Image 2024-04-23 at 15.49.02
WhatsApp Image 2024-04-23 at 15.49.08
WhatsApp Image 2024-04-23 at 15.49.18
WhatsApp Image 2024-04-23 at 15.49.33
previous arrow
next arrow
Parlamentares e lideranças indígenas na sessão solene em homenagem ao Acampamento Terra Livre. Fotos: Thiago Coelho

Governo Lula

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou o esforço do governo do presidente Lula em enfrentar os diversos problemas que afetam a agenda dos povos indígenas. Ela ressaltou a necessidade de desocupação completa das terras indígenas que enfrentam problemas com o garimpo e a exploração ilegal de madeira.

A ministra mencionou a desocupação da terra indígena Pitereua como um passo inicial, mas reconheceu que ainda há muito a ser feito a fim de honrar a luta dos povos indígenas no Brasil. “Esse é o momento da reparação, da reparação social, cultural e espiritual dos povos indígenas. E o que nós queremos e temos que fazer é que as terras indígenas sejam demarcadas, que sejam homologadas”.

Marina expressou a esperança de ver mais representantes indígenas na próxima eleição, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, para que possam falar por si mesmos e defender suas causas diretamente das tribunas legislativas.

Os parlamentares do PT Airton Faleiro (PA), Dilvanda Faro (PA), Maria do Rosário (RS), Camila Jara (MS), Bohn Gass (RS), Carol Dartora (PR), Marcon (RS), Reginaldo Lopes (MG), Erika Kokay (DF) e Reginete Bispo (RS) também participaram da homenagem.

Parlamentares e lideranças indígenas durante a sessão solene na Câmara dos Deputados. Foto: Thiago Coelho

 

Lorena Vale

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também