Temer atropela Congresso e Constituição para vender Brasil

Com a edição do Decreto 9.188/17, na semana passada, o governo ilegítimo de Michel Temer atropelou o Congresso Nacional, feriu a Constituição brasileira e abriu mão da transparência para vender o patrimônio público das estatais sem nenhum processo licitatório. Foi o que denunciou na tribuna da Câmara o líder do PT, deputado Carlos Zarattini (SP). “O governo disse a este Congresso: você não vale nada! O que o Congresso vota não tem efeito nenhum!”, denunciou.

Na prática, o decreto – publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (3) – cria um regime especial para a venda de ativos de empresas de economia mista, abrindo as portas para que a iniciativa privada fique com a melhor fatia dessas empresas e para que o ente público amargue tão somente os riscos e prejuízos do que for menos rentável. Para revogar esse decreto, a Bancada do PT apresentou um projeto de decreto legislativo (PDC 831) e vai utilizar todos os meios jurídicos possíveis para evitar mais esse desmonte.

“Queremos que votem o nosso PDC! As bancadas do PCdoB, do PSol e de outros partidos apresentaram propostas no mesmo sentido, porque é necessário revogar esse decreto”, reivindicou Zarattini. Para dimensionar o tamanho do atropelo e do desmonte proposto pelo governo ilegítimo, o líder petista disse que o tal decreto permite às direções das estatais vender o patrimônio público. “A Petrobras poderá vender a BR Distribuidora sem nenhum processo licitatório. O Banco do Brasil poderá vender suas empresas subsidiárias sem nenhum processo licitatório. Vai-se vender o filé e ficar com o osso. É isso que esse decreto propõe”, explicou.

Também em pronunciamento no plenário da Câmara, o líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), criticou o decreto com veemência. “Nem na época de Fernando Henrique Cardoso, que tratava as privatizações como um tema fundamental para o crescimento do País, houve essa ousadia. Esse decreto do Temer é mais grave do que as privatizações, porque quando se privatiza vende-se tudo. Já este decreto permite que se venda apenas os ativos bons e que a parte podre fique com o Estado. É isso que Temer está fazendo”, destacou.

Guimarães criticou ainda a proposta de privatização da Eletrobras, citando que nem mesmo um dos maiores ícones do liberalismo teve a audácia de adotar. “Nem mesmo um dos mais conservadores presidentes dos Estados Unidos, o (Ronald) Reagan, defendeu vender o setor da energia, por considerá-la estratégica para o desenvolvimento e a segurança nacional. Enquanto isso, no Brasil, um governo que não foi eleito está querendo privatizar. Nunca vi um governo tão burro, tão medíocre e tão insensato como este”, finalizou.

PT na Câmara

Foto: Gustavo Bezerra

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100