Subcomissão do PNE proposta por Leo de Brito aprova plano de trabalho

leo de brito subcomissao
A subcomissão destinada a acompanhar, monitorar e avaliar o processo de implementação das estratégias e do cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação – PNE, proposta pelo deputado
Leo de Brito (PT-AC), aprovou nesta terça-feira (26) o plano de trabalho para 2015.

O documento contém 17 itens, cujos desdobramentos abrangem uma série de atividades, que vão desde a realização de audiências públicas até a realização de visitas institucionais aos órgãos federais que farão o acompanhamento estatístico do cumprimento das metas do PNE, como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo Leo de Brito, idealizador e presidente do colegiado, a aprovação do plano de trabalho por unanimidade representa o primeiro grande passo para a fiscalização e o monitoramento das estratégias vinculadas pela Lei 13.005/2014, que criou as 20 metas a serem alcançadas pela educação brasileira na próxima década (2014-2024). 

“O Plano Nacional de Educação é o resultado de um grande processo de debate da Educação brasileira realizada pela Presidente Dilma, o Congresso Nacional e as instâncias representativas educacionais. Sua aprovação, por meio da Lei 13.005/204, representou um marco na história da educação no Brasil, uma vez que se criou um documento norteador para a melhoria da qualidade de nossas escolas. Daí a importância da aprovação do plano de ação a ser executado pela Subcomissão de Acompanhamento do PNE aqui na Câmara dos Deputados. É através do colegiado que poderemos articular com os demais órgãos educacionais a melhoria dos índices de educação em nosso país”, avalia o parlamentar.

Lei de responsabilidade educacional – Nas próximas semanas, os membros da subcomissão terão encontro com o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para agilizar a instalação da comissão especial que analisará o projeto de lei (PL 7.420/06) que cria a Lei de Responsabilidade Educacional.

Indicado pela bancada do PT para a comissão, Brito destacou a importância de aprovação de um texto que esteja integrado ao Sistema Nacional de Educação, como forma de estabelecer normas de cooperação entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios em matéria educacional. A LRE está prevista na estratégia 20.9 do PNE e visa assegurar mecanismos capazes de auferir a qualidade da educação em cada sistema de ensino.

Assessoria Parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex