“STF vai consolidar o Estado democrático de direito”, diz Pimenta

O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS), acredita que nesta quarta-feira (4) no julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula, em andamento no Supremo Tribunal Federal, vai prevalecer a Constituição. “Vai prevalecer a vontade do constituinte sobre a presunção de inocência, que escreveu no inciso LVII do art. 5º, que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. O STF vai consolidar o Estado democrático de direito”, afirmou o líder, em entrevista veiculada nas redes sociais do PT na Câmara.

O deputado José Guimarães (PT-CE), líder da Oposição na Câmara, também participou da conversa e enfatizou que o Brasil vive uma cruzada democrática em defesa da Carta Magna do País. “Também estou otimista, a minha expectativa é a de que a Suprema Corte, como guardiã da Constituição, vai manter a presunção da inocência que ali está garantida. Vai conceder o habeas corpus. Não pode ser diferente. Caso contrário, é Estado de exceção”, afirmou.

Também otimista com o resultado do julgamento, o deputado Ságuas Moraes (PT-MT) participou da entrevista e disse que as instâncias inferiores – 1ª e 2ª – já fizeram tudo que não se podia fazer. “Sempre aprendi que juiz só fala nos autos, e nesse caso do ex-presidente Lula, o que menos tem acontecido é juiz falando nos autos. Eles têm falados em redes sociais e para a mídia. Fizeram julgamento prévio. Por isso, esperamos que a Suprema corte faça prevalecer a presunção de inocência. Que a Constituição possa ser resguarda, a democracia preservada e que Lula tenha o direito de não ser condenado sem prova e sem crime.

O líder Pimenta criticou a ofensiva da rede Globo, que dedicou 23 minutos do Jornal Nacional, assim como fez no golpe de 64 e no impeachment da presidenta Dilma, “para pressionar e exigir que se rasgue a Constituição, que se ignore a democracia”. Ele falou ainda do “absurdo” que foi a Globo levar ao ministro Luiz Fux em um dos principais programas da emissora. “É uma barbaridade levar um ministro para comentar sobre o habeas corpus na véspera do julgamento. É um descalabro esse papel nefasto da Globo, atacando a democracia”, indignou-se.

José Guimarães lamentou a postura do general Villas Bôas, comandante do Exército, que usou a rede social para se posicionar sobre o momento, afirmando que o “Exército brasileiro julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos do bem e de repúdio à impunidade”. E o mais grave, segundo Guimarães, é que a Globo deu significado político, reforçando que as Forças Armadas estão de prontidão. “O STF sofreu ataque midiático para votar contra a Constituição, para votar com a Globo. Isso nós não podemos aceitar”.

O deputado Ságuas encerrou a entrevista pedindo que o STF preserve a democracia e que não rasgue a Constituição.

Vânia Rodrigues

Foto: Magno Romero

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100