STF derrota Moro e Lava Jato ao reconhecer que a operação violou direito à ampla defesa

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira (26) em favor da tese que restabelece o Estado de Direito e reafirma o artigo 5º da Constituição que garante os princípios da ampla defesa e do contraditório. Foram 6 votos a favor e 3 contra a nulidade de sentenças da Lava Jato em que, nas alegações finais, o delatado não foi ouvido após o delator. O julgamento foi suspenso e a decisão final sobre a questão ficou para a próxima quarta-feira (2), ocasião em que os ministros devem se pronunciar também, sobre a abrangência da nova jurisprudência.

O assunto repercutiu nas redes sociais dos parlamentares da Bancada do PT na Câmara. Na avaliação da maioria, a decisão é uma grande derrota do ex-juiz da Lava Jato e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, ao mesmo tempo em que restabelece o Estado de Direito e coloca a Lava Jato nos eixos.

Para o líder do PT, deputado Paulo Pimenta (RS), “não há Justiça e não há Estado de Direito fora do império da lei”. Em sua conta no Twitter ele ainda alertou que, “quando um juiz e alguns procuradores se convertem em seguidores de Luís XIV para violar um dos pilares fundamental da democracia, que é a justiça imparcial, qualquer pessoa está ameaçada de ser vítima do arbítrio”.

Veja outros comentários de parlamentares do PT:

Valmir Assunção (BA): “Derrota de Moro no STF. Ao anular condenações da Lava Jato que tinham desrespeitado direito de defesa de alguns acusados, o Supremo dá recado àqueles que fizeram juízos parciais em condenações, muitas delas de caráter político.

Joseildo Ramos (BA): “O ex-juiz desmoralizado. Estado democrático de direito reage e STF reconhece que a Lava Jato cerceou o direito à ampla defesa de réus. É hora de anular sentenças combinadas por uma quadrilha formada por juiz e promotores”.

Margarida Salomão (MG): “O STF, finalmente, colocando nos eixos a Lava Jato que por um tempo atentou contra estado democrático de direito. A função do Direito é justamente garantir que infrações sejam julgadas sem abusos, com base no devido processo legal e a ampla defesa e ao contraditório”.

Henrique Fontana (RS): “Semana boa para quem defende o Estado democrático de direito. Finalmente o País tem uma lei que pune o abuso de autoridade e o Supremo anula sentença que violou o devido processo legal no âmbito da Lava Jato”.

Rogério Correia (MG): “Moro, Dallagnoll e Lava Jato foram derrotados. São efeitos das denúncias da Vaza Jato revelando diálogos ilegais e crimes, até de corrupção, entre agentes públicos. Os Ministros citados nos diálogos como cúmplices perderam: Fux, Barroso e Fachin”.

Carlos Veras (PT-PE): “Desmoronando. STF reconhece que a LavaJato cerceou o direito à ampla defesa de réus. Por 6 a 3, a decisão da maioria é a favor de tese que pode levar à anulação de sentenças da operação. Grande dia para o estado democrático de direito”

Alexandre Padilha (PT-SP): “A decisão do STF é uma dura desmoralização a Moro e seus defensores. Não apenas a maioria formada, mas os argumentos apresentados foram demolidores. Vitória inicial do Estado de Direito, mas a batalha continua”.

Leonardo Monteiro (PT-MG): “Mais um passo que desbarata essa teia político, partidária ideológica que mudou o resultado das eleições e os rumos do Brasil. Que esse conluio que se formou no judiciário brasileiro seja derrotado e devolva o respeito à Constituição e ao Estado Democrático de Direito”.

Bohn Gass (PT-RS): “Enfim, parece, teremos Justiça: o acusado deve ser, sempre, o último a fazer alegações. Mas, e no caso de haver um delator? Ora, o delator acusa e, portanto, ele deve falar antes, e não junto, com o acusado no processo. O que está em jogo é o amplo direito de defesa. Aguardemos”.

Alencar Santana (PT-SP): “A farsa da Lava Jato começa a ruir e o direito e a justiça voltam a prevalecer. Vitória da democracia”.

Helder Salomão (PT-ES): “Lula é preso político. Preso por meio de uma farsa judicial. Liberdade para Lula não é favor, é garantia de respeito aos seus direitos fundamentais”.

 

Benildes Rodrigues

Foto: Nelson Jr/SCO/STF

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo