Membro da comissão externa da Câmara de Deputados formada para acompanhar a crise do coronavírus, o deputado federal Jorge Solla (PT-BA) apresentou dois requerimentos, nesta segunda-feira (17), com foco na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O parlamentar propõe uma visita técnica nos portos e aeroportos – para observar qual trabalho de fiscalização sanitária está sendo realizado –, e uma audiência pública para ouvir o presidente da agência, Antônio Barra Torres.
O deputado Solla já vem denunciando, há duas semanas, o fim do plantão noturno de fiscalização da Anvisa no Aeroporto de Salvador. “A grande maioria dos voos internacionais de Salvador pousam de noite e não há ninguém para fiscalizar ou orientar, nada, justamente no período em que o planeta vive uma crise global de saúde pública com o coronavírus”, destacou o petista.
Fim dos concursos
Segundo ele, o problema se repete em outros terminais pelo País. “Servidores estão se aposentando e não há concurso, eles estão acabando a Vigilância Sanitária no Brasil de forma criminosa”, completa Solla. O parlamentar apresentou ainda um terceiro requerimento, para audiência pública com o professor Gúbio Soares, virologista da Universidade Federal da Bahia (Ufba), coordenador do grupo de pesquisa que desenvolveu um método de diagnóstico da doença que reduz de 48 horas de espera do resultado para apenas 3.
Assessoria de Comunicação