Projeto de Padre João que cria o Dia Nacional de Doenças Raras é aprovado em comissão

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara (CSSF) aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 10617/2018, de autoria do deputado Padre João (PT-MG), que cria o Dia Nacional de Conscientização sobre a Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN) e o Dia Nacional de Conscientização sobre Síndrome Hemolítico-Urêmica Atípica (SHUa).

A HPN, que será lembrada no dia 26 de fevereiro, é uma doença que pode atingir pessoas em qualquer faixa etária, com sintomas imprevisíveis e muitas vezes semelhantes aos de outras doenças. Se não for tratada, a HPN pode resultar em graves problemas de saúde se não for tratada. A SHUa é outra doença também rara e que também pode levar à morte, porque provoca uma coagulação do sangue por todo o corpo, causando danos irreversíveis aos rins e outros órgãos, com sérias complicações, incluindo acidente vascular cerebral, problemas cardíacos e falência renal. A SHUa será lembrada no dia 24 de setembro.

O relator do projeto, deputado Luciano Ducci (PSB-PR), que é médico, afirmou que a iniciativa do deputado é digna de louvor e mostra que Padre João se preocupa com as pessoas com doenças raras, que dependem de medicamentos de alto custo: “a Lei vai tornar mais conhecida as doenças e vai nos fazer refletir sobre a importância da vida”, disse. Para o deputado Padre João, a criação de datas para destacar as duas doenças tem também papel humanitário, porque “ao darmos visibilidade para os sintomas, facilitamos o diagnóstico precoce e evitamos sofrimento e mortes”.

O projeto segue agora para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara e, se for aprovado, será encaminhado ao Senado Federal, onde também será apreciado.

Assessoria de Comunicação com Agência Câmara Notícias

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também