Petistas defendem manifestações em defesa da vida e dos direitos do povo e condenam atos antidemocráticos 

Protestos contra Bolsonaro em todo País. Foto: Gustavo Marinho/Divulgação

Parlamentares da Bancada do PT defenderam em mensagens pelo Twitter na manhã desta terça-feira (7), que a data de hoje precisa ser marcada pela defesa da vida, da soberania e dos direitos do povo brasileiros, todos ameaçados pelo desgoverno do presidente Jair Bolsonaro. Os petistas convocaram ainda a população para sair as ruas e participar do “Grito dos Excluídos”, marcha tradicionalmente organizada no 7 de setembro por movimentos sociais com apoio dos partidos de Oposição, como contraponto às manifestações golpistas e antidemocráticas dos partidários do bolsonarismo e pelo Fora Bolsonaro.

O líder da Bancada do PT, deputado Bohn Gass (RS), criticou o presidente Jair Bolsonaro por estimular atos com pautas antidemocráticas enquanto o Brasil vive uma das piores crises econômicas e sociais de sua história.
“O Brasil vivendo a pior de suas crises, uma inflação altíssima, desemprego, comida, gás e gasolina, combustíveis nas nuvens e o povo começando a passar fome, e o governo à deriva se dando ao luxo de fazer convocações, muitos recursos para fomentar atos criminosos, com pautas da ditadura, como a volta do AI-5, intervenções contra instituições como o STF, isso é inaceitável”, disse.

O parlamentar ressaltou ainda que, para se contrapor a esse cenário é que manifestações contrárias ao atual presidente estão ocorrendo em todo o País. Porém, ele ressaltou que apenas o impeachment de Bolsonaro pode dar um pouco mais de tranquilidade ao País.
“Por isso tem outros atos também, dos Gritos dos Excluídos, do Fora Bolsonaro, porque neste País precisamos interditar os crimes que o governo Bolsonaro está fazendo. Por isso nós estamos exigindo que haja abertura do processo de impeachment, é isto que o Congresso Nacional e a Câmara dos Deputados precisam fazer, contra todos esses crimes e já que o governo não ajuda o povo que está cada vez numa situação mais difícil, impeachment Já!”, ressaltou Bohn Gass.

Líder Bohn Gass. Foto: Lula Marques/Arquivo

“Hoje é dia para sairmos às ruas para defendermos a vida, a democracia e Fora Bolsonaro. A luta contra o ódio e a violência espalhadas pelos Bolsonaristas precisa ser respondida com o grito de Impeachment Já”, escreveu o vice-presidente nacional do PT, deputado José Guimarães (PT-CE).

Já o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado Carlos Veras (PT-PE), ressaltou que a luta contra o fascismo representado pelo atual governo precisa ser respondida nas ruas. “Bolsonaro prega o caos e o confronto no dia em que deveríamos celebrar a independência. Agora, a luta é por um país livre do fascismo. Não passarão! Bolsonaro combinou dar um golpe? A gente combinou resistir! É rua!”, convocou.

Parlamentares petistas criticaram ainda as manifestações convocadas pelo presidente Jair Bolsonaro. Eles condenaram especialmente as pautas defendidas pelos apoiadores do presidente, que, entre outros pontos, pregam o conflito entre poderes da República, o fechamento do STF e uma intervenção militar sob o comando do atual presidente.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) ressaltou que “a turba bolsonarista não está em Brasília para comemorar a independência, lutar por um Brasil livre e justo”. A parlamentar participou do ato em Brasília, do Grito dos Excluídos, pela manhã, que contou com lideranças políticas, dirigentes sindicais, movimentos sociais e população que protestou contra o desgoverno de Bolsonaro.

Para a deputada Maria do Rosário (PT-RS), diante de um presidente que incita o caos institucional no País só há uma solução: o impeachment. “O que fazer diante de um presidente que se comporta como terrorista? A Constituição Federal responde: Impeachment de Bolsonaro. Não é possível esperar que ele complete sua obra de violência e horror. Esse 7 de setembro é seu ensaio”, disse.

Já o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) escreveu que o barulho das manifestações bolsonaristas não devem assustar porque não representam a opinião da maioria do povo brasileiro. “Hoje é o dia da bravata, da gritaria e de uma falsa demonstração de força. Sempre que verem imagens dos golpistas hoje, lembrem-se: O miliciano tem 64% de rejeição”, afirmou ao se referir a recentes pesquisas que apontam a popularidade do atual presidente.

Grito dos Excluídos

Como contraponto às manifestações antidemocráticas convocadas por Jair Bolsonaro, deputados petistas ressaltaram o caráter democrático e inclusivo do Grito dos Excluídos. A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR) explicou que essa manifestação visa “chamar atenção para a fome e a pobreza que voltaram a assolar o país”. “Seguimos na luta por um Brasil mais justo e solidário”, disse.

Por sua vez, o deputado Nilto Tatto (PT-SP) parabenizou os manifestantes que, neste 7 de setembro, vão às ruas para reivindicar mais igualdade e o desenvolvimento sustentável para o País.

“Bom dia a todas e todos que celebram a Independência do Brasil lutando contra a miséria, a violência a destruição ambiental, o preconceito, por democracia, desenvolvimento, emprego, educação, saúde, igualdade. Pelos povos indígenas. Enfim por um Brasil justo e sustentável”, afirmou.

 

Leia abaixo outras manifestações de parlamentares petistas sobre o 7 de Setembro:

Em defesa da democracia, do povo brasileiro e Fora Bolsonaro

Deputado Helder Salomão (PT-ES) – “A bandeira do Brasil é de todos nós. Não podemos permitir que os falsos patriotas e os traidores da nação, sequestrem os símbolos nacionais. Hoje, estamos nas ruas em defesa da vida, contra o governo da morte e pelo Fora Bolsonaro”.

Deputado Odair Cunha (PT-MG) – “Hoje é dia de luta em defesa da democracia e em defesa da vida! Dia de protestar contra o governo genocida e corrupto de Bolsonaro”.

Deputado Patrus Ananias (PT-MG) – “É hora de nós, brasileiros e brasileiras comprometidos com esta pátria, nos colocarmos de forma vigorosa contra este governo, para defendermos os interesses do povo brasileiro e para preservarmos a democracia ameaçada e o Estado Democrático de Direito!”

Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) – “Todos os caminhos para a recuperação do Brasil passam pelo #ForaBolsonaro e por um governo popular e solidário. Há Luiz no fim do túnel! Bom dia!”

Deputado Zeca Dirceu (PT-PR) – “Bom dia povo de luta! Hoje 07 de setembro Bandeira do Brasil é mais do que uma simples data para nós brasileiros, ela simboliza o início da liberdade de uma pátria, e vamos permanecer lutando para que todos sejam verdadeiramente livres”.

Deputado Carlos Zarattini (PT-SP) – “Independência para o Brasil hoje é com fora Bolsonaro”.

Deputado Rogerio Correia (PT-MG) – “O 7 de Setembro é o dia da Independência do Brasil, e é tradicional o Grito dos Excluídos, em que vamos às ruas para denunciar a fome, a miséria, o desemprego. E nesse momento do País, defender a democracia e a liberdade”, disse.

Deputado Rubens Otoni (PT-GO) – “Nesse 7 de setembro nossa manifestação é de paz e solidariedade aos excluídos e excluídas. Nossa manifestação é em defesa da cidadania e da democracia. O nosso grito é Fora Bolsonaro!”

Deputado José Ricardo (PT-AM) – “Estaremos no 27º Grito dos Excluídos, em defesa dos povos indígenas, da alimentação, da água, pelo saneamento e moradia, pela vida e contra a morte, contra esse governo genocida que já causou mais 580 mil mortes no Brasil”.

Deputado Henrique Fontana (PT-RS) – “Grito dos excluídos é por uma política econômica inclusiva. Grito por direitos garantidos e renda básica universal”.

Repúdio às manifestações bolsonaristas

Deputado Pedro Uczai (PT-SC) – “Hoje, 7 de Setembro, defenda e reafirme a Democracia. Diga não ao autoritarismo, ao golpe e à ditadura. A turba está em Brasília para ameaçar a democracia, o STF e o Congresso. Quem financia o golpismo?”.

Deputado Enio Verri (PT-PR) – “Estamos em um 7 de Setembro simbólico. Nosso país não se curvará aos atos de violência e discurso de ódio de poucos. O Brasil sairá maior hoje e nosso grito de Independência ecoará mais uma vez contra qualquer ato ou governante antidemocrático. Democracia sempre!”.

Muitos parlamentares da Bancada do PT ainda participaram de twittaço em protesto contra Bolsonaro.

Ato em Brasília:
https://www.facebook.com/ptnacamara/videos/1098970077176522

 

Héber Carvalho

Foto:
Gustavo Marinho 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também