Em defesa do serviço público, parlamentares do PT participam do ato “Cancela PEC 32” contra a Reforma Administrativa 

Foto: Gabriel Paiva

Centrais sindicais, entidades dos movimentos sindicais e parlamentares da Bancada do PT na Câmara participaram do ato “Cancela PEC 32” em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados, na tarde desta quarta-feira (27). O ato foi em defesa do servidor público e contra a Reforma Administrativa do governo Bolsonaro, uma proposta que acaba com o serviço público brasileiro.

A presidenta do PT Nacional, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que toda a mobilização que os servidores, movimentos sindicais e centrais sindicais estão fazendo para que a PEC 32 não seja aprovada teve impacto no Parlamento. “Vocês não fazem ideia de como esse movimento que vocês estão fazendo, não só aqui, no Congresso Nacional, lá dentro falando com os deputados, mas nos aeroportos, as mensagens que vocês enviam no WhatsApp, as mensagens que enviaram por e-mail, tudo isso teve um impacto muito importante”. E completou: “Nós temos consciência do que essa PEC significa. Ela não é uma PEC só contra os servidores públicos, só contra o serviço público, é uma PEC contra o Estado e contra a população”.

O líder do PT na Câmara, deputado Bohn Gass (RS, lembrou que amanhã (28) é comemorado o dia do servidor público, e que a maior homenagem que eles poderiam receber é a derrota da PEC 32. “A homenagem ao servidor público deve ser o País olhar com atenção os serviços que vocês fazem para população. A PEC 32 entrou exatamente para enfraquecer a atividade de saúde, de educação, de segurança, de infraestrutura, serviços essenciais para população brasileira. Então, nós queremos homenagear o servidor público e homenagear o servidor público derrotando a PEC 32. Essa reforma não pode passar”.

“Se essa PEC não foi votada até agora é graças a vocês, companheiros e companheiras. Cada sindicato, cada central, cada semana que nós resistimos fica mais difícil para eles. Nós – com unidade, com mobilização, com luta – vamos derrotar essa PEC 32 que não é uma PEC contra os servidores, é uma PEC contra o povo brasileiro, especialmente, as pessoas mais humildes que precisam da saúde pública, da educação pública, da justiça, que precisam da habitação e da segurança”, destacou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

“Esta PEC 32, a ‘deforma administrativa’ quer o fim do serviço público, afirmou o deputado Rogério Correia (PT-MG). Ele enfatizou que ministro Paulo Guedes (Economia) e Bolsonaro querem é colocar “as mãos sujas no dinheiro do SUS, do Fundeb” e entregar para a iniciativa privada. “O que eles querem é privatizar a prestação de serviço público e com isso tirar o povo pobre daquilo que nós, desde a Constituição de 88, colocamos no orçamento. Por isso a luta do servidor é uma luta de todo o povo brasileiro”, enfatizou.

Ameaças

Para o deputado Zé Carlos (PT-MA) a PEC é uma ameaça grave ao servidor público, além de aparelha o setor público. “Diante de tantas ameaças que esse governo vem fazendo contra o servidor público, um governo que não gosta de pobre, não gosta do trabalhador. A PEC 32 é uma ameaça grave, é um aparelhamento para o setor público, para governo de plantão mal-intencionados. A PEC 32 terceiriza o serviço público”.

Foto: Gabriel Paiva

Para o deputado Enio Verri (PT-PR) a PEC 32 é a extinção do Estado brasileiro. “A PEC 32 é a extinção do Estado. Esquece a população, quando concorda com esse absurdo que é a PEC 32, que a pessoa que atende na unidade básica de saúde é servidor público, a nutricionista que trabalha na prefeitura é servidora pública. Por isso nós não podemos admitir que a avance esse debate da PEC 32. Se a gente segurar esse ano, o ano que vem não entra em pauta, tenho certeza disso. Entretanto, temos mais 45 dias ainda, não acabou a briga. É preciso resistir”, alertou.

Os parlamentares Airton Faleiro (PT-PA), Paulo Teixeira (PT-SP), Erika Kokay, (PT-DF), Alencar Santana (PT-SP), Leo de Brito (PT-AC), Leonardo Monteiro (PT-MG), Maria do Rosário (PT-RS), João Daniel (PT-SE) e Reginaldo Lopes (PT-MG) também participaram do ato e reforçaram o apoio aos servidores públicos e aos serviços públicos brasileiros.

Lorena Vale

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também