Bohn Gass e Marcon criticam suspensão pelo BNDES do Pronaf Custeio

Foto: Ubirajara Machado/Ministério da Cidadania

Em discurso na tribuna da Câmara, nesta terça-feira (26), os deputados da Bancada do Partido dos Trabalhadores Elvino Bohn Gass (RS) e Marcon (RS) rechaçaram o anúncio do BNDES de suspender a linha de crédito para a agricultura familiar. Segundo a divulgação do banco, o motivo para a suspenção de novas operações de financiamento no âmbito do Pronaf Custeio, com juros prefixados de 3% ao ano, foi o “nível de comprometimento dos recursos disponíveis no aludido programa”.

“Nós temos que repudiar esta atitude do Governo de retirar o subsídio de quem produz comida no campo. E isso vale para esta Casa porque nós podemos aqui rever, como recolocar isso no Orçamento. O Governo não quer o subsídio, mas esta Casa tem que se indignar e agir para que recursos sejam alocados para essa área tão importante”, conclamou Bohn Gass.

O parlamentar argumentou que a situação pela qual passa o País, com custos altíssimos na área de energia, da alimentação, esse subsídio para o custeio do agricultor que produziria comida, alimento, aqueceria a economia dos municípios, movimentaria o comércio e uma indústria que iria produzir e gerar emprego, “mas o Governo decreta o fim desse apoio, através da retirada dos subsídios dos agricultores, frente a uma taxa básica de juros altíssima”.

“A Taxa Selic está altíssima. Se não houver, neste momento, uma diminuição desses juros, via subsídio, com recursos subvencionados, isso será o mesmo que dizer para o agricultor: Não produza! Não plante alimentos! É isso que Governo está fazendo”, criticou Bohn Gass.

Deputado Bohn Gass. Fotos: Lula Marques

Políticas públicas

O deputado Marcon registrou sua indignação ao governo Bolsonaro que, segundo ele, acabou com as políticas públicas, que historicamente foram conquistas da agricultura familiar, nos governos do ex-presidentes Lula e Dilma.

“Que fique claro: este não é o governo dos pequenos, mas dos grandes; é o governo que incentiva a fome; é o governo que incentiva os agricultores a saírem da propriedade. Para este Governo, quanto menos agricultores produzirem alimento, parece melhor. Nós precisamos incentivar a produção de alimento para que ele chegue mais barato à mesa do consumidor”, observou Marcon.

Pronaf Custeio era a única linha do Plano Safra 2021/22 que ainda tinha crédito liberado no BNDES; todas as outras estavam suspensas desde 7 de fevereiro.

O Tesouro Nacional argumenta que aumentou muito a diferença entre a taxa básica de juros (hoje em 11,75% ao ano) e a taxa cobrada de produtores nos financiamentos.

Deputado Marcon

 

Benildes Rodrigues com informações do Infomoney

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100