Sessão Solene pelo Dia Mundial do Autismo é marcada por críticas ao governo Temer

A política de corte de investimentos públicos em políticas sociais e em pesquisa, promovido pelo governo Temer com a aprovação da Emenda Constitucional que limita os gastos públicos por 20 anos (EC 95), foi o tema principal da sessão solene em homenagem ao Dia da Conscientização do Autismo, na Câmara, comemorado nesta segunda-feira (4). Segundo os deputados Luiz Couto (PT-PB) e Erika Kokay (PT-DF), autores do requerimento que viabilizou a sessão, a ação do governo Temer tem afetado a qualidade de vida dos autistas e de suas famílias.

Para Luiz Couto, essa parcela da população necessita de cuidados especiais, “principalmente em serviços especializados de saúde, desde o diagnóstico prévio ao atendimento muldisciplinar, além de acesso à educação, à profissionalização e ao mercado de trabalho”.

“Mas ao invés disso, do governo Temer aumentar os recursos, corta investimentos em pesquisa e na saúde dessa população. Ao assumir essa semana a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, vamos trabalhar com mais profundidade os temas voltados aos autistas, seja na educação, saúde e ações sociais”, disse Couto. O parlamentar é o indicado pelo PT para ocupar a presidência da CDHM em 2018.

A deputada Erika Kokay ressaltou que a data serve para dar “visibilidade a quem há muito tempo foi invisibilizado pela sociedade”, referindo-se às pessoas com autismo. “Leis apenas não bastam para garantir acesso às políticas públicas. Todos os direitos estão ameaçados com o golpe dado na democracia, principalmente com a aprovação da Emenda Constitucional que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos”, afirmou.

Na mesma linha de crítica ao governo Temer, o deputado Angelim (PT-AC) fez um apelo pela recomposição de recursos para o setor. “Fico triste quando vejo o corte de recursos em pesquisa no País, que poderia trazer a cura para o autismo. Faço um apelo a esse governo para que realoque recursos para as instituições de pesquisa que tratam dos transtornos que atingem nossas crianças”, disse.

Além de os retrocessos com a falta de recursos com o teto de gastos, entidades também reclamaram do descaso do governo do Distrito Federal com os autistas. A representante da Associação dos Amigos dos Autistas do DF (AMA-DF), Gisele Montenegro, acusou o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) de tentar acabar com a sede da entidade.

“Estamos com ordem de despejo e não temos para onde ir. O governo do DF quer nos tirar da nossa sede para transformá-la em CAPS (Centro de Atenção Psicossocial – Tratamento de Álcool e Drogas). Faço um apelo público para não perdermos nosso espaço de acolhimento de pessoas com autismo severo”, ressaltou.

Histórico – Celebrado anualmente em 2 de abril, o Dia Mundial do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007 para a conscientização acerca da questão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) existem cerca de 70 milhões de pessoas com o transtorno no mundo e dois milhões no Brasil. Em alusão à data, vários pontos turísticos do País são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” – TEA. Entre os sintomas do autismo estão fobias, dificuldades de aprendizagem e de relacionamento, por exemplo.

Héber Carvalho

Foto-Lula-Marques

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100