Sessão Solene na Câmara homenageia 34 anos da CUT

A Câmara dos Deputados realizou sessão solene nesta segunda-feira (28) em homenagem aos 34 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e aos 38 anos da Lei da Anistia. As ações foram propostas pelo deputado Vicentinho (PT-SP). Por conta da realização do Congresso Extraordinário da CUT, que começa nesta segunda e vai até o próximo dia 31 (quinta-feira), os dirigentes da entidade não puderam participar da sessão. Ainda assim o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, enviou um vídeo agradecendo a homenagem e reafirmando a luta da entidade em defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores brasileiros.

“Nenhum acontecimento nos últimos 34 anos da história brasileira aconteceu sem a participação da CUT e de seus sindicatos. A defesa dos trabalhadores e da democracia é o nosso legado desse período. Vamos continuar nessa trajetória, porque para isso construímos a CUT”, destacou Vagner Freitas no vídeo.

Durante a sessão, o autor da homenagem enalteceu a história da entidade, mas conclamou os presentes a resistirem aos retrocessos propostos pelo governo golpista de Temer contra a classe trabalhadora, como a já aprovada reforma trabalhista e a proposta de reforma da Previdência. Segundo Vicentinho, o povo brasileiro precisa alterar a composição majoritária do legislativo elegendo representantes afinados com os seus interesses.

“Senão, vamos continuar tendo aqui 300 deputados empresários ou fazendeiros e continuar com apenas 11% parlamentares mulheres, apenas 4% de negros. Desse jeito fica difícil aprovar projetos (de interesse dos trabalhadores) nessa Casa”, observou.

Também participaram da sessão solene parlamentares que já integraram o quadro dirigente da CUT nos estados, como a deputada Erika Kokay (PT-DF) – presidenta da CUT/DF de 2000 a 2002 – o deputado distrital Chico Vigilante (PT) – presidente da CUT/DF de 1984 a 1990 e o deputado Marco Maia (PT-RS).

Histórico– Maior Central sindical do País da América Latina e a 5ª maior do mundo, com mais de 3800 entidades filiadas, cerca de 8 milhões de trabalhadoras e trabalhadores associados e quase 24 milhões na base, a CUT foi criada no dia 28 de agosto de 1983- na cidade de São Bernardo do Campo (SP) – durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat).

Na ocasião, mais de 5 mil homens e mulheres- de todas as regiões do País- lotaram o antigo galpão da extinta Companhia Cinematográfica Vera Cruz e escolheram o metalúrgico Jair Meneguelli como coordenador-geral da CUT. Meneguelli foi eleito o primeiro presidente em 1984 e comandou a entidade até 1994.

Também presidiram a CUT o agora deputado federal Vicentinho (1994 a 2000), o professor João Felício (2000-2003), o metalúrgico Luiz Marinho (2003 a 2006), o eletricitário Artur Henrique da Silva Santos (2006 a 2012) e o bancário e atual presidente, Vagner Freitas (desde 2012).

Anistia– Também participaram da sessão solene em homenagem aos 38 anos da Anistia, dezenas de anistiados políticos e representantes de entidades que lutaram pela causa.

 

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex