Sessão Solene debate a situação da população autista no Brasil

Autismo é debatido na Câmara dos Deputados. Fotos: Gabriel Paiva

O fortalecimento do diálogo entre o poder público, a sociedade civil e as organizações especializadas, para promover a conscientização sobre a questão do autismo, foi o principal mote da sessão solene que ocorreu na manhã desta terça-feira na Câmara do Deputados, reunindo parlamentares, entidades e personalidades representativas do tema. Proposto pelo deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), o evento destacou também a importância do Dia Internacional da Conscientização Autista e da Semana de Conscientização sobre o Autismo, que são celebrados anualmente no mês de abril.

Deputado Alexandre Lindenmeyer participou da sessão solene.

“Esta é uma oportunidade para refletirmos sobre o valor da inclusão de todas as pessoas em nossa sociedade. A sessão solene reconhece a relevância do tema e reafirma o compromisso desta Casa com a promoção dos direitos e do bem-estar das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. Uma oportunidade que nos ensina que a conscientização é o primeiro passo para a transformação da sociedade e para a construção de relações mais justas para todos e todas”, afirmou Lindenmeyer.

O autismo é uma realidade para milhões de pessoas em todo o mundo. Em seu discurso, o parlamentar destacou que serviços qualificados de saúde, educação e assistência social são essenciais para que seja garantida uma vida digna e inclusiva a todos. “Devemos trabalhar incansavelmente para assegurar que as políticas sejam efetivas e que os serviços públicos funcionem, sendo acessíveis e universais, atendendo às necessidades específicas de cada pessoa. Todos merecem ser valorizados pelo que são, principalmente por suas diferenças. Sejamos iguais na diferença”, enfatizou o deputado.

 Rede de atenção do SUS 

O Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados do Ministério da Saúde, oferece uma rede de atenção à pessoa com autismo que inclui 263 centros especializados em reabilitação, 282 centros de atenção psicossocial infantil, 2.795 centros de atenção psicossocial, 47 oficinas ortopédicas e linhas de cuidado específicas. O SUS realiza, anualmente, em torno de 10 milhões de atendimentos em ambulatórios a pessoas com autismo, sendo que aproximadamente 40% são destinados ao público infantil com até 9 anos de idade.

O Brasil tem avançado nessa pauta com a aprovação de leis que garantem direitos e proteção às pessoas com o transtorno, como a Lei 12.764 de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Ou, então, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que facilita o acesso aos serviços públicos e privados, instituída pela Lei 13.977 de 2020.

Lindenmeyer lembra que, como deputado estadual, foi autor da lei 13.798 de 2011, que instituiu a Semana Estadual do Autismo no Rio Grande do Sul. Em Rio Grande, como prefeito, criou a lei e reforçou as estruturas de serviços públicos para o atendimento das pessoas com autismo. Na Câmara Federal, tem fomentado a implantação de consultórios e blocos cirúrgicos odontológicos em cidades do Rio Grande do Sul. São estruturas para atender pacientes não colaborativos, como é o caso de pessoas autistas ou com síndrome de down, que precisam de suporte para tratamentos bucais.

Mesmo com todos os esforços e avanços dos últimos anos, a sessão solene reforça o entendimento de que ainda faltam dados estatísticos confiáveis para se saber, por exemplo, o tamanho da população autista no país. No Censo 2022, a pergunta não estava no questionário de todas as residências, produzindo uma baixa amostragem. Essas e outras questões precisam de respostas para que o país tenha informações sobre a sua população autista e possa produzir políticas públicas mais eficientes, investindo em infaraestrutura, capacitação de profissionais, diagnósticos e tratamentos adequados desde cedo. “Tenho convicção que esta Casa estará atenta e atuante no sentido de buscarmos os avanços e os ajustes necessários para que a população autista e seus familiares tenham perspectivas de uma sociedade cada vez mais inclusiva”, disse Lindenmeyer.

 

Assessoria de comunicação do deputado Alexandre Lindenmeyer

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100