O Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante e o Solidarity Center (AFL-CIO), em parceria com o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), realizam o seminário de lançamento de seu relatório “Migração, Refúgio e Trabalho Doméstico: os Desafios para o Trabalho decente”, na próxima quarta-feira (28), das 9h às 14h, em Brasília, no Auditório Freitas Nobre anexo IV, subsolo da Câmara.
No seminário será apresentado um diagnóstico sobre a situação das trabalhadoras domésticas imigrantes e refugiadas em São Paulo, resultado de um projeto desenvolvido entre setembro de 2017 e janeiro de 2018. A pesquisa contou com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município de São Paulo e de mulheres imigrantes, que participaram por meio de entrevistas e rodas de conversas.
Entre as principais conclusões da pesquisa, está a mudança no padrão de trabalho das mulheres migrantes. Ele esteve por muito tempo associado, no caso de mulheres latinas na cidade de São Paulo, às oficinas de costura. Entretanto, o serviço doméstico passou a ser mais atrativo devido às melhores condições de trabalho e salário. Encontra-se, ainda, grande diversidade de migrantes com origem distintas, coincidindo o tempo de estadia no país com os padrões dos novos fluxos migratórios. Mas problemas ainda permanecem como o trabalho informal, os próprios entraves que o trabalho doméstico coloca para interação e socialização com outras pessoas e a falta de conhecimento e informação sobre os direitos trabalhistas.
O evento é aberto ao público e a inscrição é gratuita pelo link
Programação Seminário Migração Refúgio e Trabalho Doméstico
Assessoria Parlamentar