Seguro desemprego: relator reduz de 18 para 12 meses o prazo para requerer benefício

PauloRocha Salu

O relator da medida provisória (MP 665/14) que altera as regras de acesso ao seguro desemprego, senador Paulo Rocha (PT-PA), anunciou nesta terça-feira (14) mudanças no texto da proposta enviada ao Congresso Nacional pelo governo. A principal delas é a redução do prazo de carência para o trabalhador ter acesso ao seguro-desemprego. O relator propôs o prazo de 12 meses de trabalho efetivo para a primeira solicitação. O texto da MP 665 estabelece o prazo em 18 meses, enquanto a atual legislação estipula seis meses.

“Após intenso debate com as centrais sindicais, especialistas e o governo, apresentamos essa proposta que busca uma mediação entre a necessidade de ajustar o seguro desemprego, e manter os direitos conquistados pelos trabalhadores”, destacou Paulo Rocha. No entanto, o relator deixou claro que o texto é preliminar e que até o encerramento dos debates nesta quarta-feira (15) estará aberto o prazo para apresentação de destaques.

O relatório do senador Paulo Rocha também estipulou o prazo de nove meses para a segunda requisição, além de manter a regra da MP (seis meses) para o terceiro pedido do benefício. Ele propôs ainda mudanças em relação ao texto enviado pelo governo sobre questões do abono salarial e o seguro defeso. O texto estabelece que o trabalhador que receber até dois salários mínimos terá direito a 1/12 do salário mínimo para cada mês trabalhado, com carência de três meses de trabalho para usufruir do benefício.

O texto original da MP 665 exigia que o tempo trabalhado fosse de 180 dias ininterruptos. Antes da MP o abono de um salário mínimo era concedido ao trabalhador que comprovasse ao menos 30 dias de trabalho efetivo.

O presidente da comissão, deputado Zé Geraldo (PT-PA), destacou que o relatório do colegiado já é um avanço em relação à proposta enviada pelo governo. “O relatório traz muito do que foi já foi acordado entre governo e centrais sindicais. Acredito que ainda teremos que fazer algumas concessões para enfrentar algumas resistências, e aprovar o relatório na comissão. Mas, sem dúvida, é um avanço em relação ao conteúdo da MP original”, disse Zé Geraldo.

O debate na comissão mista está marcado para esta quarta-feira (15), às 14h30, no plenário 19, na ala senador Alexandre Costa.

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100