Contrária à decisão do ministro da Educação, Abraham Weintraub, de manter as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desconsiderando a pandemia do novo coronavírus, a deputada federal Professora Rosa Neide (PT-MT) é coautora do Projeto de Decreto Legislativo (PDL 169/2020), que suspende os editais do Enem Impresso e Enem Digital 2020. Além disso, a parlamentar apresentou emendas à MP 934 sobre o calendário escolar com as mesmas finalidades.
Segundo Rosa Neide, a manutenção da data das provas aprofunda a desigualdade e destrói o sonho de milhares de alunos brasileiros que dependem dessa prova. “O ministro precisa parar de criar novas injustiças. Muitos jovens não têm acesso às ferramentas necessárias para atividades virtuais, e mesmo se tivessem sabemos que o aproveitamento do ensino-aprendizagem não seria suficiente”, lamentou.
Novos calendários
“É momento de pensar soluções para preservar a vida da nossa população no enfrentamento ao coronavírus. Portanto, suspender o edital e realizar um novo debate sobre o cronograma do Enem é o melhor caminho. É preciso buscar soluções para ajuste dos calendários em conjunto com a rede de ensino básico e rede de ensino superior brasileira”, afirmou.
Além de apoiar o PDL para adiar o calendário do Enem, a deputada e ex-secretária de educação do estado de Mato Grosso lançou uma petição on-line para pedir o adiamento do exame.
Assine a petição #AdiaEnem2020
Assessoria de Comunicação
Foto Arquivo: Lula Marques