Rogério Correia cobra explicações de ministro de Bolsonaro sobre apagão de dados no CNPq e reunião com neonazista alemã

Deputado Rogério Correia. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) apresentou requerimento na Comissão de Educação da Câmara de convocação do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. O petista pede explicações ao ministro de Bolsonaro sobre os motivos que levaram o sistema de dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a sair do ar desde a última segunda-feira (26).

Correia também cobra do ministro esclarecimentos sobre a reunião com a deputada neonazista alemã Beatrix Von Storch, dirigente do partido Alternativa para a Alemanha (AfD) – e neta do ex-ministro das Finanças de Adolf Hitler, Lutz Schwerin Von Krosigk.

Apagão de dados

Sobre a queda do sistema de dados do CNPq, notícias veiculadas pela imprensa dão conta de que o servidor que abriga a plataforma Lattes do CNPq – e que armazena dados de pesquisas cientificas realizadas em todo o Brasil – queimou e não haveria backups do sistema.
Pesquisadores temem a perda de dados científicos relevantes para o País. No pedido de convocação do ministro, Rogério Correia acusa o governo Bolsonaro de não destinar recursos suficientes ao CNPq.
“O CNPq teve abruptos cortes de financiamento e está operando com o menor orçamento dos últimos 21 anos. O sucateamento da agência provavelmente tem relação direta com a queda dos seus sistemas, plataforma e bancos de dados que se encontram fora do ar por dias e ainda não se sabe a dimensão das perdas de informações, porém, já foi propagandeado que não há backup dos dados em questão”, explica o parlamentar.

O deputado Rogério Correia alerta ainda que a Plataforma Lattes, por exemplo, hospeda informações de alta importância para os pesquisadores brasileiros e da produção científica do País e pode estar ameaçada com a queima do servidor. “O que pode significar para ciência nacional um verdadeiro apagão de décadas de trabalho”, observa o petista.

Encontro com deputada neonazista

No requerimento, Correia também acusa o ministro da Ciência e Tecnologia de não dar a atenção devida à solução do problema no CNPq. O deputado ressalta que “ao invés de priorizar a solução do “apagão” ocorrido na ciência brasileira, o ministro Marcos Pontes abriu espaço em sua agenda para receber no ministério uma deputada neonazista da Alemanha”.
Segundo denúncia veiculada pela imprensa, o encontro foi registrado na agenda oficial do ministro e ocorreu na última quinta-feira (22). As fotos da reunião, no entanto, chegaram a ser publicadas pelo ministério, mas foram apagadas logo após o presidente Jair Bolsonaro ter sido criticado por também ter recebido a deputada em audiência.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100