A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou no dia 26 o parecer da deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), relatora do projeto de lei (PL 2189/2019), que permite a criação de creches para acolhimento de crianças nas instituições de ensino superior da rede pública e privada, ajudando a evitar que suas mães, pais e responsáveis tenham que abandonar a Universidade.
Para a deputada, a aprovação do relatório foi uma vitória para a educação e para as mulheres. “Aprovamos na Comissão de Educação nosso parecer ao projeto que busca garantir espaços para as crianças nas instituições de ensino superior público e privado. Isso pretende garantir que as mães, pais e responsáveis possam continuar seus estudos e tenham onde deixar seus filhos. Com o retorno das aulas presenciais essas creches serão ainda mais importantes para assegurar que estudantes que têm filhos, que muitas vezes são também trabalhadores e trabalhadoras, possam ter apoio para retomar os estudos”, destacou Bonavides.
Segundo o PNAD 2019, uma a cada quatro mulheres de 14 a 29 anos abandonou os estudos – destas, 24% por motivos de gravidez. Já no caso das estudantes que já têm filhos, os dados são mais graves: apenas uma a cada dez continua estudando.
Assessoria de Comunicação