Regulamentação do transporte por APP: Boa ou Ruim?

Deputado Nilto Tatto. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

(*) Nilto Tatto

O projeto encaminhado pelo presidente Lula ao Congresso Nacional, prevendo a regulamentação da atividade de motorista de aplicativo tem gerado polêmica. De um lado, representantes do governo, que defendem a garantia de direitos mínimos para os trabalhadores e do outro, uma parcela dos motoristas, temerosos de que a medida prejudique seus rendimentos e quem sabe até comprometa a atividade laboral.

O Projeto

A grosso modo, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 12/2024, que dispõe sobre as relações de trabalho entre operadoras e motoristas de aplicativo, estabelece mecanismos de inclusão previdenciária e outros direitos trabalhistas, como remuneração mínima por hora trabalhada e duração máxima da jornada diária.

A redação do texto considera os trabalhadores autônomos, uma medida criticada por especialistas, mas defendida pelos motoristas, uma vez que eles mesmos demandam a ausência de exclusividade com as operadoras de aplicativo, entendendo que assim poderiam trabalhar simultaneamente em diversas plataformas e ampliar seus rendimentos. Outros benefícios estão previstos no projeto, como a possibilidade dos motoristas passarem à condição de contribuintes individuais da previdência e o direito ao auxílio-maternidade para as mulheres.

A Controvérsia

Embora tenha sido bem recebido pelos sindicatos da categoria, o projeto recebeu diversas críticas de motoristas não sindicalizados e parte da oposição ao governo no Congresso. Os principais argumentos são um possível aumento da tarifa ou a redução da remuneração, além de supostamente ter ignorado as vontades dos motoristas. Embora o receio seja legítimo, o texto prevê uma remuneração mínima e não um teto.

A Experiência

A discussão faz lembrar da época em que foi aprovada a Lei da Trabalhadora Doméstica, quando diziam que se o texto entrasse em vigor, milhões de mulheres ficariam desempregadas. Hoje a informalidade no setor diminuiu e ninguém mais questiona a legitimidade desta lei. O importante mesmo é a garantia dos direitos de quem trabalha e carrega o País nas costas.

(*) é deputado federal (PT-SP)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100