Reginaldo Lopes afirma que pode votar PNAE ainda em junho

O deputado Reginaldo Lula Lopes (PT-MG) comemorou na tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (13), a desapensação do projeto de lei (PL 3.474/15) que cria a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAE), de sua autoria, de outros oito projetos. “Isso permitirá que a proposta seja apreciada ainda neste mês, diretamente aqui no plenário”, explicou o parlamentar. Ele enfatizou que a PNAE é extremamente importante para o momento político, econômico e social que o Brasil vive. “O governo ilegítimo de Temer cortou neste ano de 2018 alguns milhões de reais da assistência aos estudantes”, denunciou.

O parlamentar citou ainda que, lamentavelmente, este governo golpista expulsou das universidades federais, nestes últimos 2 anos, 176 mil jovens. “E cortou no momento em que a universidade é democratizada, em que ela ficou mais colorida. Expulsos no momento em que o País tem 30 milhões da população economicamente ativa desocupada”, lamentou.

Reginaldo Lopes alertou para o risco da expulsão desses jovens das universidades. Ele argumentou que a política de expansão, da assistência estudantil disputa o jovem contra o desalento, o desemprego, a desesperança, contra o crime organizado, o tráfico de drogas e as 40 organizações criminosas que surgiram dentro das cadeias brasileiras nos últimos anos.

A meta estabelecida no Plano Nacional de Educação (PNE), segundo Reginaldo Lopes, visa a atender 32% dos jovens de 18 a 24 anos. “Mas nesse governo golpista essa meta foi interditada, foi interrompida. Nós estamos com apenas 16%, é preciso lutar para garantir a meta original de colocar 32% de jovens nas universidades.

Qualquer país pobre da América Latina, segundo o deputado mineiro, tem 40% dos jovens, de 18 a 24 anos, nas universidades. “E aqui, o governo além de ter parado com a ampliação das universidades, está expulsando os universitários porque não tem dinheiro para a permanência deles”, criticou.

O acesso, explicou, é um esforço republicano para o qual o País tem que avançar, mas a permanência, reforçou Lopes, é fundamental para o futuro e para o presente do Brasil.

“Portanto, eu quero aqui elogiar o presidente da Casa, que aceitou a desapensação e vai pautar o projeto ainda em junho”. Reginaldo Lopes avaliou que vai ser um avanço estabelecer uma política de governo, iniciada pelo presidente Lula, e transformar esta política numa política de Estado, “porque nós não podemos aceitar que a crise econômica busque financiar o custeio das universidades com este dinheiro sagrado da permanência dos nossos jovens nas universidades”.

Proposta – A Política Nacional Assistência Estudantil prevista no PL 3.474/15 define conceitos, princípios, diretrizes, usuários, formas de gestão, serviços e financiamento. O objetivo é regulamentar o decreto 7.234 de 2010, que oferece assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico. “Queremos viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que busquem combater situações de repetência e evasão”, concluiu.

Vânia Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100