O líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou em entrevista coletiva a imprensa hoje (17) que a expectativa do governo é de vitória, na próxima semana, na votação do mérito do novo Regime Fiscal Sustentável das contas da União (PLP 93/2023). Nesta quarta, a urgência para votação da matéria foi aprovada pelo plenário da Câmara com 367 favoráveis e apenas 102 contrários.
“Não vamos contar votos antes do tempo, isso é uma coisa agorenta. Vamos esperar o painel (no dia da votação do mérito). Nossa expectativa é que a matéria seja aprovada na próxima terça ou quarta-feira”, afirmou.
PT vota unido
Perguntado pela imprensa sobre o apoio do PT, José Guimarães ressaltou que 100% dos parlamentares do partido votaram com o governo. “Somente dois não participaram da votação porque estavam ausentes”, explicou Guimarães.
Sobre a possibilidade de alterações no texto apresentado pelo relator da matéria no plenário, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), o líder do Governo disse que sempre é possível algum ajuste. Porém, ele destacou que a ideia central da proposta do governo Lula deve ser mantida.
“Pode haver algum ajuste, mas a espinha dorsal do relatório será mantida. Podemos conversar (sobre ajustes), é proibido proibir. Muito diálogo e muita paciência para aprovar esta matéria tão importante para o País”, destacou.
Assista a íntegra da coletiva:
Héber Carvalho