Reforma Política: Comissão debate maior presença das mulheres nos parlamentos

moemagramacho

A Comissão Especial da Reforma Política vai debater em audiência pública a adoção de mecanismos para promover maior participação das mulheres no cenário político nacional. A reunião está marcada para esta terça-feira (5), as 14h30, no plenário 9 da Câmara. Para a autora da iniciativa, deputada Moema Gramacho (PT-BA), a reunião deve ter como prioridade discutir a paridade de vagas nos parlamentos entre homens e mulheres.

“As mulheres representam 52% da população, mas somos apenas 10% no legislativo federal (Câmara e Senado). A proposta da bancada feminina é a adoção imediata de uma cota de 30% das vagas nos legislativos (federal, estaduais e municipais), e a cada eleição aumentarmos para 5% até alcançarmos a paridade entre homens e mulheres, ou seja, 50% das vagas para cada gênero”, defende Moema.

Atualmente as mulheres são apenas 10% na Câmara dos Deputados e 16% no Senado Federal, enquanto nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras de Vereadores as mulheres estão presentes em somente 11% e 13,3% das bancadas, respectivamente. Além disso, 11 partidos dentre os 28 que elegeram parlamentares para a Câmara dos Deputados não contam com nenhuma mulher entre seus representantes. De um ranking de 188 países, o Brasil ocupa a 124ª posição numa ordem decrescente de participação. Dentre os 20 países latino-americanos, apenas o Haiti está em pior situação do que o Brasil.

Para igualar as condições de disputa, a parlamentar também defende mudanças no financiamento das campanhas e no sistema eleitoral. Para ela, a adoção do financiamento empresarial e de um sistema eleitoral majoritário (caso do Distritão) “seria prejudicial às mulheres”.

“No Brasil ainda temos poucas mulheres empresárias, ou em posições de comando, e por isso o financiamento empresarial beneficia prioritariamente os homens. Já no caso da adoção de um sistema eleitoral majoritário, como do Distritão, os eleitos seriam apenas os mais votados, o que prejudicaria a representatividade das mulheres e das minorias”, alerta.

Foram convidadas para compor a mesa de debates a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci; a presidente da União Nacional dos Estudantes, Virgínia Barros; a diretora do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA), Guacira Oliveira; e a representante da ONU Mulheres, Luana Grillo.

Ato – Antes da audiência pública, às 13h30, haverá um ato público pelo aumento da participação feminina no parlamento. Deputadas e senadoras vão se encontrar na taquigrafia e depois seguirão para a “chapelaria” (local de desembarque e embarque dos parlamentares), onde será realizado o ato.

Reuniões – A comissão também irá realizar mais dois debates. No primeiro, às 16h, será discutida a viabilidade técnica da impressão de comprovantes de votação para permitir auditoria em possíveis casos de suspeição. Já às 17h o colegiado ouve o representante do “Movimento Acorda Brasil”.

No mesmo local pela manhã, às 11h, os membros da comissão realizam debate interno sobre os sistemas eleitorais e formas de financiamento de campanha.

Héber Carvalho
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

 Ouça as Deputadas Moema Gramacho e Margarida salomão na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex