Quinto apagão no Amapá é prenúncio do que pode acontecer caso a Eletrobras seja privatizada, alerta Pedro Uczai

Foto: Dayane Oliveira/Brasil de Fato

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Eletrosul, deputado Pedro Uczai (PT-SC), fez um alerta ao País nesta quarta-feira (16) para o risco de apagões generalizados caso a Eletrobras seja privatizada. O parlamentar deu como exemplo o apagão ocorrido nesta quarta no Amapá, o 5º registrado em menos de um ano. A distribuição de energia no estado foi privatizada em 2008. O Senado Federal começa a votar hoje a medida provisória que trata da privatização da Eletrobras (MP 1031/2021).

“O Apagão que vimos hoje no Amapá, assim como os outros, é o prenúncio do que vai acontecer em todo o País caso a Eletrobras e suas distribuidoras de energia forem privatizadas. Se o Congresso aprovar essa privatização, vamos deixar o planejamento desse setor estratégico nas mãos de empresas privadas, onde cada uma faz seu próprio planejamento visando apenas o lucro. Com isso a energia vai aumentar, os investimentos não vão acontecer e teremos riscos de apagões generalizados em todo o País”, alertou.

O apagão no Amapá ocorreu pouco depois das 16h, com a suspensão do fornecimento de energia elétrica para a capital Macapá e vários municípios do estado. O Ministério de Minas e Energia (MME) confirmou que ocorreu um desligamento da carga atendida pela Subestação Macapá, administrada pelas Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE). Em nota, o ministério informou que “as causas do desligamento deverão ser identificadas no Relatório de Análise de Perturbação”.

Em 2008, a empresa espanhola Isolux ganhou a concessão para operar a LMTE por 30 anos. Porém, no fim de 2019 a empresa entrou em recuperação judicial e vendeu seu direito de exploração para a Gemini Energy, companhia privada nacional de energia.

Deputado Pedro Uczai . Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Apagão de 20 dias

No final do ano passado o Amapá enfrentou um apagão que durou 20 dias, afetando 13 das 16 cidades do estado e afetando 90% da população (cerca de 765 mil pessoas). Após uma investigação, foi identificado que a Gemini Energy não fez investimentos para recuperar o único transformador que fazia o backup de todo o sistema de distribuição de energia do estado. Na época, técnicos da Eletronorte (do Sistema Eletrobras) se dirigiram ao Amapá para restabelecer o sistema.

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100