Parlamentares da Bancada do PT comemoraram nesta sexta-feira (29/11), via redes sociais, a queda histórica do desemprego no País. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada hoje pelo Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego caiu para 6,2% no trimestre entre agosto e outubro, o menor índice da série histórica do levantamento iniciado em 2012. Segundo os petistas, essa nova conquista é a demonstração de que o governo Lula tem como prioridade a melhoria da vida do povo brasileiro.
O líder do Governo Lula na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que esse é um dos melhores resultados que comprovam a disposição do atual governo em reconstruir o País. “O espetáculo do crescimento acontece nos quatro cantos do País. O IBGE registrou a menor taxa de desemprego da série histórica (6,2%) no trimestre terminado em outubro. Mais famílias abrigadas com salário e renda. Esse é um dos melhores resultados da reconstrução do Brasil”, destacou.
O espetáculo do crescimento acontece nos quatro cantos do país. O IBGE registrou a menor taxa de desemprego da série histórica (6,2%) no trimestre terminado em outubro. Mais famílias abrigadas com salário e renda. Esse é um dos melhores resultados da reconstrução do Brasil.
— José Guimarães (@guimaraes13PT) November 29, 2024
Já o deputado Alexandre Lindenmeyer (RS), 1º vice-presidente da Comissão de Trabalho da Câmara, observou que a queda do desemprego é a prova de que o País está no caminho certo. “A queda do desemprego para 6,2% é mais uma grande conquista do Governo Lula, que tem feito a diferença na vida das pessoas! Seguimos avançando, trabalhando para impulsionar a economia e dar mais dignidade, emprego e renda para o nosso povo. Estamos no caminho certo!”, declarou.
A queda do desemprego para 6,2% é mais uma grande conquista do Governo Lula, que tem feito a diferença na vida das pessoas! Seguimos avançando, trabalhando para impulsionar a economia e dar mais dignidade, emprego e renda para o nosso povo. Estamos no caminho certo! pic.twitter.com/lkNPGF2vJR
— Alexandre Lindenmeyer (@alxlindenmeyer) November 29, 2024
Por sua vez, o deputado Vicentinho (SP) – ex-presidente nacional da CUT – ressaltou que a queda recorde do desemprego não é fruto do acaso, mas sim da ação firme do governo Lula na adoção de políticas voltadas à criação de empregos e de estímulos à economia. “A queda do desemprego é fruto de políticas públicas responsáveis e do compromisso do governo do presidente Lula com o desenvolvimento do nosso país. Hoje, as empresas estão mais valorizadas e com maior poder de compra. Existe uma grande esperança no Brasil, alimentada pela expansão dos negócios internacionais e pelo aumento da produção”, explicou.
Além da queda do desemprego, o número de pessoas ocupadas também atingiu um novo recorde, de 103,6 milhões. Dessa forma, 58,7% da população em idade de trabalhar no Brasil estão empregadas, o maior índice de ocupação registrado pela PNAD Contínua.
Ainda de acordo com a pesquisa, existem atualmente no Brasil cerca de 6,8 milhões de pessoas sem emprego. No entanto, esse também é o menor número de desempregados registrados desde 2014. No mês de outubro foram abertas 132.714 novas vagas de emprego formal no país. Este ano, o saldo de novas vagas é de 2.117.473, totalizando mais de 3,5 milhões de empregos formais criados desde o início de 2023.
Leia abaixo outras declarações de parlamentares:
Deputado Welter (PR) – “O Brasil registrou uma conquista significativa no mercado de trabalho, nossa taxa de desemprego caiu para 6,2% no trimestre encerrado em outubro. Além disso, a população ocupada alcançou 103 milhões de pessoas, um novo recorde da série histórica. Esses números demonstram o compromisso e o trabalho do presidente Lula em gerar oportunidades para todos e todas. Vamos continuar nesse ritmo positivo, isso é bom para todo mundo!”.
Deputada Ana Paula Lima (SC) – “O aumento no número de pessoas trabalhando formalmente é uma prova concreta de que o governo Lula está cumprindo o que prometeu: reconstruindo o Brasil. Essa conquista reflete a prioridade que este governo dá à geração de empregos e à valorização do trabalhador, que reverte o descaso do último governo com os brasileiros”.
Deputado Bohn Gass (RS) – “Foi agora, no governo Lula, que o Brasil chegou ao menor desemprego, desde 2013. Não é sorte, é trabalho. É política correta! Lula prova, mais uma vez, que o país pode crescer e distribuir renda.”
Deputado Reginaldo Lopes (MG) – “A economia brasileira continua melhorando a vida do povo. A taxa de desemprego no país chegou a 6,2%, segundo dados da Pnad Contínua do IBGE, divulgados agora há pouco. É a menor marca registrada desde que é realizado o levantamento. Também está crescendo a renda média dos trabalhadores ocupados. Os resultados mostram os acertos da política econômica do ministro Fernando Haddad e Lula”.
Deputado Alencar Santana (SP) – “Isso é o que acontece quando um presidente trabalha de verdade. O governo de Jair Bolsonaro – que dava expediente de três horas por dia – entregou o Brasil com 9,6% de desemprego. Em menos de dois anos, o presidente Lula e o ministro Fernando Haddad reduziram esse índice para 6,2% e conseguiram o recorde de 103,6 milhões de pessoas trabalhando. E nem chegou dezembro ainda, hein?!”.
Deputado Rogério Correia (MG) – “Dados da economia mostram o menor desemprego em toda série histórica e crescimento da renda dos trabalhadores com carteira e informais, além dos servidores públicos. E o mercado financeiro querendo cortes para desacelerar o crescimento? Só pensam neles”.
Deputado Merlong Solano (PI) – “Desemprego em queda, PIB crescendo, reservas internacionais elevadas, Exportações e importações em alta e inflação controlada. Mas nada detém a ganância do setor rentista, que investe contra o plano de ajuste fiscal especulando com o dólar, contando com a inércia do BC”.
Deputada Natália Bonavides (RN) – “Recorde de empregos! No último trimestre tivemos a menor taxa de desemprego no Brasil desde 2012. O número de pessoas desocupadas no nosso país é o menor desde 2014. O governo Lula está impulsionando a economia do Brasil e entregando trabalho ao povo brasileiro”.
Também divulgaram em suas redes sociais a notícia da queda recorde do desemprego os parlamentares petistas Lindbergh Farias (RJ), Reginete Bispo (RS), Ana Pimentel (MG), Zeca Dirceu (PR), Bohn Gass (RS), Erika Kokay (DF), Helder Salomão (ES), Rubens Otoni (GO) e Delegada Adriana Accorsi (GO).
Leia mais: Efeito Lula: de agosto a outubro, desemprego cai para 6,2%, o menor da série histórica
Héber Carvalho