Punição de militares é essencial para proteger a democracia, defende Zarattini

Deputado Carlos Zarattini. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

“Todos os envolvidos na tentativa de golpe precisam ser punidos pela Justiça.”

Em entrevista a TV Fórum, o deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP) defendeu que os militares envolvidos na tentativa de golpe de Estado sejam punidos e que o País faça a discussão sobre proposta da sua autoria que altera o artigo 142 da Constituição Federal, acabando com a interpretação errônea que coloca as Forças Armadas como “poder moderador” e impede a participação de militares na política.

Segundo Zarattini, o depoimento do ex-comandante do Exército, o general Marco Antonio Freire Gomes, à Polícia Federal, na sexta-feira (1/3), deixa evidente que a intentona golpista foi articulada dentro do Palácio do Planalto para impedir a vitória e posse do agora presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e contou com a participação e a conivência de vários militares. “Todos os envolvidos na tentativa de golpe precisam ser punidos pela Justiça. Militares como Paulo Sérgio e Braga Netto terão que explicar suas atuações. Sem anistia, todos os golpistas precisam ser punidos”.

Minuta do golpe

Segundo noticiou a imprensa – porque o depoimento segue em sigilo -, Freire Gomes forneceu detalhes da reunião em que se discutiu a minuta do golpe. Encontro que também foi mencionado pelo ex-ajudante de ordens de Bolsonaro na sua delação premiada.

“As declarações de Freire Gomes provam como Bolsonaro articulou e trabalhou pelo golpe de Estado. A minuta do golpe foi, sim, debatida por eles e chegou ao absurdo de prevê a prisão de pessoas como do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes”.

Aprovação de Lula

Na entrevista, Zarattini comentou ainda sobre a pesquisa Quest que levantou a avaliação dos brasileiros sobre o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sobre o seu governo. Segundo o levantamento, Lula é aprovado por 51%, enquanto 46% dos entrevistados reprovam. O governo Lula é avaliado positivamente por 35% e negativamente por 34%. Outros 28% consideram regular.

Para Zarattini, a pesquisa é um recorte que mostra um momento crítico do governo. Ele acredita que as contas de início de ano, o aumento progressivo no custo dos alimentos e também no preço da energia elétrica são os responsáveis. “A vida está cara. O preço dos alimentos e da luz segue alto. É hora de produzir mais alimentos, liberar mais recursos para a agricultura familiar, ampliar a produção, e baixar a conta de luz, especialmente dos mais pobres”.

Assista à entrevista na íntegra:

 

Assessoria de Comunicação deputado Carlos Zarattini

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex