PT vota a favor do projeto que reconhece o cristianismo como manifestação cultural

Deputado Padre João. Foto: Marina Ramos/Arquivo

Com o voto favorável do PT, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (7), o projeto de lei (PL 4168/21), do deputado Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), que reconhece no Brasil o cristianismo como manifestação cultural. Ao encaminhar o voto da bancada petista, o deputado Padre João (PT-MG) afirmou que o reconhecimento do cristianismo enquanto uma manifestação cultural abre possibilidades para todos, e enfatizou: “A essência dessa manifestação é o amor”.

Padre João afirmou que quem ama respeita. “Quem ama respeita inclusive a diversidade. Jesus Cristo conseguiu enxergar os mais pobres e se colocou a serviço delas e deles. Jesus Cristo não condenou a prostituta, ele a acolheu. Mesmo os cobradores de impostos que eram pecadores públicos ele não condenou”.

Segundo o deputado, a cultura cristã, mais do que nunca, exige de nós, “porque o amor e o respeito são a superação do ódio, são a superação da violência, são respeitar, a diversidade. A cultura cristã não é impor, mas é libertar, é respeitar”, reiterou.

Segundo dados do Censo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 86,6% da população brasileira se declara seguidora do cristianismo. Desse total, 64,6% pertencem à Igreja Católica e 22,2% se dizem evangélicos.

O texto aprovado segue para apreciação do Senado.

Acordos internacionais

A Câmara aprovou também na mesma sessão três acordos internacionais. São eles: PDL 777/21, que contém acordo de cooperação técnica entre Brasil e Paquistão, assinado em 2018; PDL 743/21, que contém o acordo entre Brasil e Canadá sobre transporte aéreo, assinado em 2018; e PDL 1100/21, que contém o tratado sobre transferência de pessoas condenadas entre o Brasil e a Lituânia, assinado em 2011.

 

Vânia Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também