Especialistas e autoridades da área da segurança pública e parlamentares das bancadas do PT na Câmara e no Senado vão debater nesta segunda-feira (12), em Brasília, a situação da segurança pública no País durante o seminário “Segurança Pública Cidadã”. Promovido pelas lideranças do PT nas duas Casas legislativas e pela Fundação Perseu Abramo. O evento pretende ainda formular propostas para orientar a ação parlamentar e contribuir com o plano de governo do futuro presidente petista. O seminário ocorrerá no Auditório Interlegis, no Senado Federal, a partir das 15h30.
“A sociedade brasileira precisa saber que segurança pública é um tema que vai muito além de combate à criminalidade – não que esse governo golpista tenha alguma vontade política real de fazer isso – com pirotecnia e espetáculo midiático”, diz o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS). “Vamos fazer esse evento para ampliar esse debate e apresentar as propostas do PT, que são fruto de um amplo diálogo com a sociedade civil e especialistas do setor”, explica.
Sobre a importância do debate, o líder da Bancada do PT no Senado, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), ressalta que “é preciso construir saídas estruturantes, para além das políticas de austeridade e de guerra”. O senador explica ainda que “com a política de austeridade fiscal, com a Emenda Constitucional 95, nós não vamos resolver a situação”.
Para o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que vai coordenar uma das mesas do debate, é importante realizar o seminário na atual conjuntura porque o tema da segurança pública está no topo da agenda nacional.
“A Constituinte deu conta de temas como educação, saúde, habitação, assistência, mas não da segurança pública. É nessa direção que o seminário vai oferecer os eixos de uma segurança pública cidadã”, afirma Teixeira.
O seminário será divido em três partes. A abertura, programada para as 15h30, contará com a presença da presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR); do presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann; e do ex-prefeito de São Paulo e coordenador do programa de governo da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Haddad.
A primeira mesa de debate, prevista para começar as 16h30, irá debater as “Políticas de segurança pública e a nova agenda de segurança cidadã”. Estão confirmados como palestrantes o ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o secretário de segurança pública do Acre, Emylson Farias da Silva; a professora do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense, Jaqueline Muniz; e a professora da Universidade Federal do ABC, Camila Caldeiras Nunes Dias.
A segunda mesa, marcada para as 19h, vai discutir o tema “Caminhos para a construção de políticas de segurança cidadã”. Participam desse debate o coordenador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima; a ex-diretora da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Isabel Seixas de Figueiredo; e o coronel e ex-comandante-geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Ibis Pereira.
PT na Câmara e PT no Senado