O PT elegeu quatro senadores em quatro estados nas eleições deste domingo (7). No Rio Grande do Sul, Paulo Paim foi reeleito senador com 1,8 milhão votos, um total de 17,7%. Ele é autor de diversas Leis, entre elas o Estatuto do Idoso (10.741/03) e Estatuto da Igualdade Racial. Paim também é o autor do Estatuto da Pessoa com Deficiência, do Estatuto do Motorista Profissional, da redução da jornada de trabalho sem redução de salários e do Fundep (Fundo do Ensino Profissionalizante).
O ex-governador da Bahia Jaques Wagner venceu a disputa, com 35% dos votos – cerca de 3,7 milhões – e representará o estado no Senado Federal. Wagner esteve à frente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do governo Rui Costa. Antes, o petista foi ministro da Defesa e da Casa Civil, além de chefe de Gabinete nos governos da presidenta legítima Dilma Rousseff.
Outro senador do PT reeleito foi Humberto Costa. O petista teve 25,7% dos votos – um total de 1,6 milhão. Costa foi eleito para o senado em 2010 com 38,8% dos votos válidos. Em 2011, assumiu a frente da liderança do PT e do Bloco de Apoio ao Governo no Senado. No mesmo ano, foi eleito o 13º parlamentar mais influente do Congresso Nacional e o mais influente de Pernambuco. Também recebeu o prêmio Congresso em Foco pela atuação na área da Saúde.
Rogério Carvalho, de Sergipe, teve 298 mil votos – 16,4% – e garantiu uma das vagas do estado para o Senado Federal. Começou sua atuação política no movimento estudantil, enquanto cursava Medicina na Universidade Federal de Sergipe. Depois, cursou doutorado na Unicamp. Entre 2001 e 2006 ocupou o cargo de secretário de Saúde de Aracaju e do estado de Sergipe. Foi eleito deputado estadual e federal, sendo o deputado federal mais bem votado do estado até então.
Agência PT de Notícias