Conhecido internacionalmente como o partido que revolucionou a política brasileira, o Partido dos Trabalhadores celebra, nesta sexta-feira (10), 37 anos de dedicação e compromisso com o povo brasileiro. O PT deixou como legado ao Brasil um modelo de gestão administrativa transparente, inclusiva e com justiça social. Ao longo dos seus 37 anos, ele se qualificou como principal partido de esquerda do País. Fez avançar a democracia e, nos 13 anos em que esteve na Presidência da República, promoveu mudanças na sociedade brasileira ao dar voz àqueles que sempre foram excluídos e ao dar cidadania a milhões de brasileiros que nunca foram prioridades para governantes que comandaram o País nos mais de 100 anos de República.
Na avaliação de parlamentares da Bancada do PT, quando se faz um balanço de erros e acertos da legenda, o partido acumula vitórias e deixa legados importantes para a história brasileira. Em comemoração à data, o PT na Câmara publica a seguir o depoimento de mais um grupo de deputados que prestam suas homenagens ao partido.
Wadih Damous (RJ)
“O PT é um patrimônio do povo brasileiro. O PT é um partido único na história do Brasil. Um partido formado de baixo para cima, com os estratos populares: a classe operária, comunidades eclesiais de base, donas de casa, intelectuais, funcionários públicos, professores. Então, a história do PT é uma história gloriosa. Nós fomos governo durante 13 anos, tiramos o Brasil do mapa da fome e tiramos da miséria milhões e milhões de brasileiros. Então, o petista deve se orgulhar da sua história. E momentos difíceis, todos nós temos, e nós saberemos enfrentá-los, saberemos superá-los com a devida autocrítica, mas também com a clara consciência do nosso papel na sociedade brasileira em defesa da classe trabalhadora e do povo pobre aqui deste País”.
Pepe Vargas (RS)
“O PT surge como expressão da luta pelos direitos dos trabalhadores brasileiros, na resistência à ditadura, à exploração econômica e social que era estabelecida sobre uma parcela considerável da nossa população. O legado que o PT tem é superior aos seus próprios erros. É um partido que tem capacidade de se renovar, e eu tenho convicção de que neste momento, ao completar 37 anos, o PT também apresenta sua maturidade para continuar sendo uma opção de classe no País, cujo principal objetivo é dar aos trabalhadores, a classe social mais pobre, oportunidades para a gente ter um País mais justo”.
Vicente Cândido (SP)
O PT deu uma contribuição enorme com a democracia, com a cidadania, com a construção de políticas para o Brasil, muitas delas reconhecidas pela ONU. O PT foi responsável por trazer para a política mulheres, homens, trabalhadores, pequenos empresários, negros, índios e a juventude, na política institucional, nos movimentos sociais e nos movimentos populares. O papel do PT é enorme. É um novo desafio que certamente fortalecerá e rejuvenescerá o PT”.
Arlindo Chinaglia (SP)
“Penso que nós devemos trabalhar as necessidades do povo brasileiro como sempre fizemos. Portanto, o PT tem uma grande oportunidade, ao comemorarmos os 37 anos, de fazer uma luta contra a Reforma da Previdência, contra a Reforma Trabalhista, porque nós sintetizamos, junto com movimentos sociais: ‘Nenhum Direito a Menos’. É claro que a Previdência tem que ser estudada, tem que ser analisada. A proposta do governo é inaceitável. Então, eu creio que o PT vai comemorar os 37 anos, a partir de sexta-feira e durante o todo esse ano, em luta em defesa de direitos dos trabalhadores”.
Helder Salomão (ES)
“Tenho 35 anos de filiado, nesses 37 anos do Partido dos Trabalhadores, nós reconhecemos a importância que esse instrumento político teve para toda a população brasileira. Quando governamos as cidades, os estados e quando governamos o nosso País, melhoramos a vida do povo brasileiro, gerando emprego, oportunidades, cidadania, inclusão social. O Partido dos Trabalhadores contribuiu de forma decisiva para melhorar o nosso País e transformar a nossa nação numa nação mais forte”.
Reginaldo Lopes (MG)
“O PT, com certeza, foi o maior instrumento de lutas e conquistas sociais da história da nossa República. O Partido dos Trabalhadores precisa se reinventar para reencantar novamente o povo brasileiro. O grande desafio é apresentar um novo programa de desenvolvimento econômico e social, que seja capaz de recolocar o Brasil em um novo ciclo de crescimento econômico. Essa é a minha esperança, e eu tenho certeza de que, com a militância extraordinária que o PT tem, vamos, novamente, conquistar corações e mentes do nosso povo”.
Valmir Prascidelli (SP)
“Sem dúvida nenhuma, nós precisamos comemorar muito os 37 anos do Partido dos Trabalhadores. Foram muitas conquistas, exemplos fundamentais de avanços institucionais, tanto nos municípios quanto nos estados que o PT governou, mas principalmente sob o comando do PT que o Brasil avançou. Mais do que comemorar, é preciso que o PT retome a sua organização para impedir o retrocesso que esse governo golpista do Michel Temer quer impor aos trabalhadores e à sociedade brasileira”.
Marcon (RS)
“O legado do PT é que ele se criou na luta dos trabalhadores, em defesa dos direitos humanos, na luta dos trabalhadores do campo e da cidade. O PT tem 37 anos, e eu tenho 30 anos de filiação e continuo acreditando no PT de lutas, transparente e de projeto popular, em defesa dos direitos do povo. Por isso que o PT tem que chamar a população para rua, para as ‘Diretas Já’, para o ‘Fora Temer!’, contra a Reforma da Previdência, contra a Reforma Trabalhista, e pelos direitos dos trabalhadores. Nenhum direito a menos!”.
Pedro Uczai (SC)
“Não há democracia sem os partidos políticos. Quando se construiu um instrumento dos trabalhadores lá na década de 80, se construiu a esperança de mudar este País. Tivemos a oportunidade de um operário, representante desse partido, ser presidente e transformar a vida de milhões de brasileiros. Não tenho dúvida de que ele deu a grande contribuição histórica para a sociedade, para a democracia e para o povo brasileiro. Mais do que isso: nesse momento contraditório e de crise que se vive, de deslegitimação da política, dos partidos políticos, vamos reafirmar que novos processos históricos são necessários, novas utopias são necessárias de ser construídas, e com certeza o PT será necessário nesse próximo período histórico”.
Rubens Otoni (GO)
“Nesses 37 anos de caminhada, vivemos de tudo um pouco: momentos de alegria, momentos de tristeza, momentos de grande animação, momentos de desânimos, momentos de derrotas, mas momentos também de grandes vitórias. Acima de tudo, o nosso orgulho, nestes 37 anos de caminhada, é de podermos plantar sempre a semente da tolerância, da inclusão social, da solidariedade, a semente de uma sociedade fraterna. Por isso, PT 37 anos: avante!”
Zé Geraldo (PA)
“O PT é o partido que veio para melhorar a política brasileira, para governar o Brasil, os municípios, os estados, atuar nos parlamentos municipal, estadual e federal. Com certeza, esse é o maior partido do Brasil. É o partido que conseguiu fazer mudanças, que conseguiu fazer justiça social quando governou e conseguiu implantar programas importantes: o combate à miséria, o combate à fome, o combate à desigualdade social. Portanto, eu me sinto muito orgulhoso, muito feliz por pertencer aos quadros do Partido dos Trabalhadores”.
Zeca Dirceu (PR)
“Sem dúvida nenhuma, o PT tem grande importância nesses 37 anos da história do Brasil. Desde a sua fundação até hoje, o partido travou e venceu lutas importantes, pela redemocratização do País, por Diretas Já, pela eleição de Lula, por um governo popular e democrático que distribuiu renda, que tirou mais de 30 milhões de famílias da miséria e da pobreza. Um governo que gerou empregos, que trouxe soluções e avanços positivos para áreas estratégicas, que tocam a vida das pessoas, como a saúde, a educação e tantas outras. O PT também deve propor novas soluções para nosso País, após esse golpe que o Brasil vivenciou e todas as consequências drásticas que estão acontecendo agora. A essência do PT é a sua militância, é cada brasileiro que acredita em um País melhor. E é com essa militância que nós estamos celebrando esses 37 anos, pensando em mudanças, pensando em avanços e pensando também em preservar e recuperar a história positiva que temos no Brasil”.
Benildes Rodrigues
Foto: Paulo Pinto/Agência PT