Protesto reúne ambientalistas, artistas e políticos contra entrega da Amazônia

Um grito de protesto respaldado por mais de um milhão e meio de brasileiros reverberou no Congresso Nacional nesta terça-feira (12) em favor da preservação da Amazônia e em defesa dos diretos dos povos originários. Em uma ação conjunta do Greenpeace, da Avaaz e do 342Amazônia, com apoio da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, presidida pelo deputado Nilto Tatto (PT-SP), dezenas de parlamentares, artistas e ambientalistas levaram uma mensagem de protesto ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), contra a destruição da floresta.

Em manifesto lido pelos artistas, eles se posicionaram contra o decreto que extingue a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), contra a flexibilização das regras de mineração, contra o desmonte do licenciamento ambiental, contra a redução das áreas protegidas, contra a liberação do uso de agrotóxico, contra a grilagem de terras e contra a venda de terras para estrangeiros. “A Amazônia é de todos e somos todos pela Amazônia”, finalizou o grupo de atores e cantores.

O deputado Nilto Tatto, além de parabenizar entidades e artistas que se engajaram na luta pró-Amazônia, reforçou alguns dos riscos que ameaçam hoje a floresta. “Estamos num momento muito ruim, de muito retrocesso na agenda socioambiental, estão querendo flexibilizar a legislação do agrotóxico e do licenciamento ambiental, estão acabando com unidades de conservação, com territórios quilombolas e com terras indígenas. Enfim, são vários retrocessos, em várias áreas, que atingem principalmente populações que são parceiras da conservação”, lamentou.

Tatto também disse que o caso da Renca – que mobilizou grande parte da sociedade – deve servir de exemplo para que mais artistas se envolvam nesse trabalho de defesa da Amazônia e para que a grande mídia dê atenção a temas de fundamental importância ao País. “É importante se posicionar a favor da reforma agrária e contra os assassinatos no campo por conflito de terras. A luta pela Amazônia e pelos seus povos é a luta do povo brasileiro”, finalizou.

A líder indígena Sônia Bone Guajajara – que representou os povos indígenas na entrega do manifesto – disse que pautar no Parlamento a agenda de interesse dos índios em defesa da Amazônia é o mesmo que pautar assuntos para “salvar o planeta”. “As terras indígenas, naturalmente, já protegem a vida. Estamos aqui para dizer que não aceitamos retrocessos, não aceitamos a redução das unidades de conservação, não aceitamos o massacre dos índios isolados lá na Amazônia e que esse governo está fazendo vista grossa. Estamos aqui também por eles, que estão morrendo nas mãos dos garimpeiros ilegais”, protestou.

O deputado Leo de Brito (PT-AC), que também participou da manifestação, disse que o governo ilegítimo de Michel Temer – assim como implementa um ataque aos trabalhadores e à soberania nacional – direciona também sua artilharia contra o meio ambiente e, mais especificamente, contra a Amazônia. “Da forma como o governo está fazendo – reduzindo e fragilizando as unidades de conservação, as terras indígenas e as áreas quilombolas – não teremos um bom futuro para o mundo, justamente porque a Amazônia tem um papel estratégico na regulação do clima”, detalhou.

Também participaram da manifestação e entrega do documento o deputado Henrique Fontana (PT-RS) e os senadores Jorge Viana (PT-AC), Paulo Rocha (PT-PA) e Humberto Costa (PT-PE).

PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100