Proposta do governo de zerar impostos sobre combustíveis é mentirosa e ilusória, denuncia Henrique Fontana

Foto: Gabriel Paiva

O governo de Jair Bolsonaro anunciou uma proposta de corte de tributos sobre gasolina e repasse de recursos da União para os estados que zerarem ICMS de combustíveis e gás de cozinha. Um pacote de até R$ 50 bilhões em medidas para tentar reduzir o preço dos combustíveis que, na opinião do deputado federal Henrique Fontana (PT-RS), é mentirosa e ilusória.

“É uma mentira que ele conta a quatro meses da eleição, com prazo de duração, num claro ato de desespero eleitoral. Além disso, é uma proposta irresponsável, pois ao mesmo tempo em que anuncia um corte bilionário nos impostos de combustíveis, o governo está cortando cerca de R$ 8,7 bilhões do orçamento em áreas vitais como saúde, educação, ciência e tecnologia, dentre outras”, denuncia o parlamentar.

Fontana voltou a afirmar que a solução para controlar a explosão do preço dos combustíveis, responsável pelo retorno da inflação a patamares recordes, é mudar a política de preços adotada pela Petrobras e deixar de vender combustíveis a preços dolarizados. Outra medida fundamental para controlar os preços, segundo o deputado, seria retomar a capacidade de refino do Brasil para que o país dependa cada vez menos de gasolina e outros derivados de petróleo importados.

“Essa política de preços dolarizados nunca foi adotada antes e ela serve para garantir lucros estratosféricos e privilegiados para os grandes acionistas privados. O que Bolsonaro propõe agora não é solução nenhuma para os problemas do povo. É uma medida irresponsável, um desespero eleitoral para iludir a população, às custas do agravamento da crise na saúde, na educação e em tantas outras áreas fundamentais”, alertou Henrique Fontana.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também