Maria do Rosário apresenta projeto que criminaliza a homofobia

mariadorosario

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) apresentou, em maio passado, um projeto de lei (PL 7582/14) para criminalizar a homofobia, proposta que a presidenta Dilma Rousseff defendeu durante a campanha eleitoral. “Sou contra qualquer forma de violência contra pessoas. No caso específico da homofobia, eu acho que é uma ofensa ao Brasil. Acho que a gente tem que criminalizar a homofobia, que não é algo com o que a gente pode conviver”, disse a presidenta durante a campanha, em posição que já repetida após sua vitória.

O PL da parlamentar gaúcha trata de crimes de ódio e intolerância e é uma alternativa ao PLC 122/06, que está parado no Senado Federal por conta da resistência da bancada fundamentalista. A proposta discorre sobre as condições que não podem ser alvo de preconceito, discriminação e intolerância: “Constitui crime de ódio a ofensa à vida, à integridade corporal, ou à saúde de outrem motivada por preconceito ou discriminação em razão de classe e origem social, condição de migrante, refugiado ou deslocado interno, orientação sexual, identidade e expressão de gênero, idade, religião, situação de rua e deficiência”, diz o artigo 3º do projeto de lei.

Não foram incluídas no PL as questões de injúria racial e agressões a mulheres, que já possuem legislações específicas com penas previstas no Código Penal.

Maria do Rosário acredita que uma lei como essa, além de coibir a violência motivada pelo preconceito, é pedagógica para a sociedade. “Os crimes de ódio e intolerância, como a violência motivada pela homofobia ou pelo racismo, fazem a nossa sociedade adoecer. As pessoas não podem ser agredidas por nenhum motivo. E menos ainda pode existir o agravante que é uma agressão ser motivada por uma condição inerente à identidade da pessoa, como a sua etnia, a sua orientação sexual, a sua religião ou a sua classe social”, explicou Maria do Rosário.

“O objetivo não é a prisão sob todas as circunstâncias, mas permitir ao Judiciário que aplique penas alternativas”, disse a deputada em evento da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), na semana passada.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100