O deputado federal Leo de Brito (PT-AC) deu mais um passo pela aprovação do projeto de lei (PL 3656/2021) que propõe a instalação de câmeras nas fardas de polícias que atuam no âmbito federal.
Nesta quinta-feira (4), em reunião com o Núcleo de Direitos Humanos do Partido dos Trabalhadores, o projeto foi definido como uma das propostas prioritárias da bancada petista.
“O projeto vai ser apresentado ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), como prioritário pela nossa bancada com proposta para ser votado ainda neste mês de novembro. Quanto antes conseguirmos colocar essa pauta em discussão na Câmara, melhor será para a população e para os agentes que atuam na área de segurança pública no âmbito federal”, destaca Leo de Brito.
A proposta apresentada pelo parlamentar acreano é para que seja implantado sistema de áudio nas viaturas e aeronaves que servem as forças da segurança pública federal e ainda, seja implantado monitoramento e registro das ações individuais dos agentes por meio de câmeras acopladas nos uniformes.
“Esse projeto segue o espírito da evolução tecnológica dos órgãos policiais. Atualmente, a maioria dos agentes policiais de países desenvolvidos já realiza seus trabalhos com equipamentos de gravação visual para resguardar abordagens e outros procedimentos criminais, isso permite, inclusive, que sejam produzidas provas de melhor qualidade para instruir os processos judiciais”, pontua.
No Acre, o deputado estadual Daniel Zen (PT) também apresentou um projeto de lei para que câmeras sejam instaladas nos uniformes das polícias que atuam no estado.
Assessoria Parlamentar