Projeto de Juliana Cardoso quer implantar e ampliar casas de parto normal no País

Deputada quer mais casas de parto em todo o Brasil. Foto: Arquivo/Agência Brasil

A deputada Juliana Cardoso (PT-SP) deu entrada ao projeto de lei (PL 591/23) que tem como objetivo a implantação e ampliação em todo território nacional do programa Centro de Parto Normal -Casa de Parto, para o atendimento à mulher no período gravídico-puerperal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “As casas de parto são um refúgio para mulheres que procuram parir com acolhimento sem abrir mão da segurança”, argumenta Juliana. O PL foi apresentado no dia 17 de fevereiro.

Ao mesmo tempo a parlamentar questiona: “Por que há tão poucas casas de parto no Brasil? Uma conclusão não totalmente óbvia: esse descaso demonstra que a política pública brasileira para maternidade se coloca não apenas a favor de procedimentos invasivos como contra a autonomia da mulher”.

Deputada Juliana Cardoso. Foto: Gabriel Paiva

Ampliação casas de parto

Segundo a deputada, dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos da Saúde (CNES) revelam que em todo o território nacional existem apenas 18 casas de parto normal no Sistema Único de Saúde em funcionamento.

A parlamentar pontuou na justificativa apresentada, que o Brasil realiza quase quatro vezes mais cesáreas do que os 15% considerados aceitáveis pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Educativas e humanização

Pela proposta, o Programa deverá desenvolver atividades educativas e de humanização, visando à preparação das gestantes para o plano de parto nos Centro de Parto Normal – Casa de Parto e da amamentação do recém-nascido (RN). Ao mesmo tempo, promover o acolhimento às gestantes, e avaliar as condições de saúde materna, além de permitir a presença de acompanhante nas atividades dentre outras definições.

Funcionamento

Outro aspecto considerado por Juliana Cardoso diz respeito ao funcionamento das casas. Segundo ela, essas casas devem atender a uma série de normativas da Vigilância Sanitária – que varia de acordo com o estado –, ter alvará de funcionamento e apresentar protocolos bem definidos de atendimento às autoridades públicas de saúde, como a Anvisa, o Conselho de Enfermagem, a Secretaria Municipal de Saúde e Ministério da Saúde.

 

Benildes Rodrigues com Assessoria de Imprensa do mandato

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex