Proclamação da República: Petistas reafirmam compromisso com a democracia e com um Brasil mais justo

Brasil Feliz de Novo - Reprodução do Twitter da Deputada Maria do Rosário (PT-RS)

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram suas redes sociais nesta terça-feira (15) para destacar os 133 anos da Proclamação da República Brasileira, e para relembrar a importância da democracia. O líder do PT, deputado Reginaldo Lopes (MG), afirmou que a proclamação trouxe conquistas importantes como a laicidade do Estado, mas alertou que ela não solucionou problemas, como o racismo. “Uma República se constrói diariamente, reafirmando valores, fortalecendo instituições e enfrentando as desigualdades. Seguiremos nessa luta”, garantiu.

O deputado Enio Verri (PT-PR) enfatizou que uma república democrática se constrói com garantia de direitos e com um Estado preocupado com seu povo. “O dia de hoje consolida a luta por um Brasil mais justo para todos e todas”, completou.

O deputado Nilto Tatto (PT-SP) citou que há 133 anos um movimento da elite econômica e militar instaurou a República no Brasil, que deveria atender aos interesses do povo. “Mas não foi isso que aconteceu”, lamentou. Ele afirmou que a partir de 2023, com Lula, “reiniciaremos a reconstrução do Brasil como um país republicano, justo e sustentável”.

Ao falar sobre os 133 anos da República, o deputado Bohn Gass (PT-RS) relembrou que nesse período, nem sempre o poder foi do povo. “Então, mais do que tudo, o 15 de novembro deve ser data de reforçar a Democracia”, defendeu.

E para a deputada Erika Kokay (PT-DF), neste 15 de novembro, Dia da Proclamação da República, nós celebramos a retomada do verdadeiro sentido de República. “Com a vitória de Lula, o Brasil voltará a ser do povo brasileiro. Viva o Brasil inclusivo, soberano e democrático!”

Coragem para construir um Brasil Melhor

“Neste 15 de novembro, Feriado da Proclamação da República, que o desejo e a coragem para construir um país melhor possa unir todos nós”, manifestou a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT). Ela disse ainda que a democracia, o respeito às instituições e a defesa dos valores republicanos devem ser a nossa prioridade.

O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) também destacou a construção de um Brasil melhor, com liberdade e soberania a partir da proclamação da República. “Agora celebramos um novo passo dessa jornada, resistindo contra o ódio, o preconceito, as injustiças, e consolidando um novo tempo democrático, de direitos e oportunidades”.

Na mesma linha, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) falou de democracia, liberdade e direitos e concluiu afirmando que “o Brasil vai ser feliz de novo!”

Compromisso com a democracia

Na avaliação do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), é preciso reafirmar o compromisso com a República e com a democracia. “E isso passa pelo combate a qualquer ação antidemocrática”, observou. Ele disse ainda que as sequelas deixadas pelo bolsonarismo são profundas e precisam de ser combatidas. “Não dá pra aceitar mais intolerância e ataques às instituições!”, afirmou.

Zarattini relembrou que o bolsonarismo – a extrema direita – foi nas urnas, “mas agora precisamos seguir combatendo com rigor os seus métodos e todos os atos antidemocráticos promovidos por essa turma que odeia democracia e os divergentes”, defendeu.

O deputado Rubens Otoni (PT-GO) lamentou que no dia escolhido para homenagear a República algumas pessoas tenham usando os símbolos da pátria para atacar a Constituição e a Democracia. “Serão responsabilizados”, afirmou.

E o deputado Helder Salomão (PT-ES) comemorou: “Último 15 de novembro (Proclamação da República) com Bolsonaro presidente”.

Participação popular

Para o deputado João Daniel (PT-SE), é importante lembrar que a verdadeira democracia vem da vontade e da participação popular, assim, “lutaremos para que o povo seja protagonista dos novos capítulos de um país mais justo e igualitário, para todos os brasileiros e brasileiras”.

“Parabéns ao Brasil que, como a república democrática que é, não se deixou cair nas garras do golpismo e provou que todo o poder emana do povo!”, afirmou o deputado Alexandre Padilha (PT-SP).

E o deputado Célio Moura (PT-TO) afirmou que o povo brasileiro necessita de amor e garantia de direitos para viver com a máxima dignidade.

O deputado José Guimarães (PT-CE) afirmou que liberdade e democracia andam juntas na nossa Constituição Federal. E o deputado Alencar Santana (PT-SP) frisou que “o Brasil é de todos os brasileiros.

 

Vania Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex