Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
O líder da bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) chamou a atenção para o simbolismo histórico da sessão de homenagem dos 25 anos da Constituição Federal e que teve como ponto alto a condecoração da presidenta Dilma Rousseff nesta terça-feira (9), no Congresso Nacional. A presidenta petista recebeu a Medalha Assembleia Nacional Constituinte em solenidade promovida pelas duas Casas (Câmara e Senado). A solenidade, marcada por forte emoção, contou com a presença de muitos dos que colaboraram e que escreveram essa parte importante da história brasileira. Os deputados petistas Alessandro Molon (RJ) e Vicentinho (SP), estão entre propositores da homenagem.
A presidenta Dilma não se pronunciou na sessão solene mas, na sua conta no twitter, afirmou que “a Constituição de 1988 é a mais avançada da nossa história na garantia de direitos sociais e liberdades individuais”.
Para o líder do PT, a presença da presidenta Dilma na cerimônia demonstra o respeito que ela tem com o Congresso Nacional. “Esta sintonia fina e de relacionamento republicano que a presidenta estabeleceu com o Congresso Nacional é muito importante. Achei um gesto de enorme simbolismo”, ressaltou José Guimarães. Para o líder do PT, quem ganha com essa nova forma de relacionamento entre o Legislativo e o Executivo “é a democracia brasileira, a Constituição e, sobretudo, o parlamento brasileiro”.
Na sessão, ao receber a medalha como ex-Constituinte, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), emocionada, convidou representantes da bancada feminina para estarem a seu lado na foto numa homenagem a estas, também protagonistas da história.
Também foi marcado pela emoção o recebimento da comenda concedida ao ex-deputado Constituinte José Genoino (PT-SP), um dos aguerridos parlamentares constituintes. Recebeu a medalha em seu nome o seu irmão, deputado José Guimarães, acompanhado por Luiz Moreira, amigo de longa data de Genoino.
O deputado Alessandro Molon, signatário da sessão, ocupou a Tribuna para reafirmar “os 25 anos de uma história de lutas sociais legítimas, de aprendizado do concerto democrático de interesses, de rompimento com as ignomínias de um Poder obscurantista e vazio, de conquista soberana das liberdades individuais iluminadas”. De acordo com o parlamentar, o tempo tem provado que o povo brasileiro é forte, sustentado por múltiplas raízes, formado por uma comunhão fraterna de múltiplas origens e que não se curvou a um regime de opressão, pelo contrário. “Concretizou a derrocada do arbítrio e da injustiça social para semear fértil terreno para construção de uma sociedade igualitária, respeitando os direitos de todos e é este o caráter supremo de nossa Carta Magna”, disse.
O deputado Vicentinho lembrou que o País vive um momento marcante e citou sua trajetória como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e também da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Nesse período, salientou Vicentinho, muitas mobilizações foram feitas para garantir direitos sociais como as 44 horas semanais de trabalho (apesar de os trabalhadores reivindicarem, à época, 40 horas), licença maternidade e 13º salário para aposentados.
“As mobilizações e movimentações dos trabalhadores levaram a essas conquistas. O povo brasileiro foi protagonista na construção da Constituição Cidadã, talvez, de todas as que já existiram, a mais participativa, democrática e mais próxima do povo”, destacou Vicentinho.
Benildes Rodrigues
Veja também: Vídeo: Constituição 25 anos: Petistas destacam conquistas