Prêmio reconhece excelência de sistema de gestão do governo federal

pepevargas
 
O Sistema de Gestão Fundiária (Sigef) foi selecionado como a melhor ferramenta digital de Gestão Interna no 17° Prêmio do Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública (Conip). Desenvolvido pelo programa Terra Legal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Sigef é utilizado na gestão das terras federais na Amazônia Legal e pelo Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra) para a certificação das terras rurais do País. A premiação ocorreu na última quinta-feira (14), na sede da Fecomércio, em São Paulo (SP).  
 
Na avaliação do ex-ministro da pasta, deputado Pepe Vargas (PT-RS), o prêmio reconhece os avanços ocorridos na gestão pública durante o governo Dilma. “Esse prêmio é um reconhecimento pela busca permanente do governo Dilma Rousseff em possibilitar a melhora dos serviços públicos, tornando-os mais simples e assim agilizando o atendimento à população”, destacou Vargas. O parlamentar ainda fez questão de parabenizar a equipe do MDA que criou o sistema. “Parabenizo a todos pelo excelente trabalho”.
 
Na avaliação do servidor do MDA e um dos criadores do sistema, Thiago Marra, o prêmio reconhece a excelência do Sigef na modernização das gestões de terras na Amazônia Legal e em todo o País. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho de mais de dois anos na construção do Sigef. Significa que estamos no caminho certo. Foi um trabalho coletivo, onde vários  colegas apoiaram e ajudaram a pensar em como modernizar a gestão de terras no Brasil”, destacou Marra ao realçar que o Sigef foi escolhido entre mais de cem iniciativas participantes.
 
O Prêmio Conip, identifica, reconhece e divulga iniciativas de modernização da administração de todas as esferas governamentais. Esta é a segunda vez que o Sigef é incluído em uma premiação desse gênero no Brasil. Em maio deste ano, o sistema recebeu o Prêmio e-Gov na categoria Administração.
 
Sigef- A ferramenta entrou em funcionamento em 25 de novembro de 2013, com o objetivo de agilizar a certificação de terras, que é o documento que comprova a regularidade fundiária dos imóveis rurais. A partir desse sistema, a análise humana sobre os processos está eliminada. Com isso, desde que não haja sobreposição de áreas ou inconsistências, o documento é emitido automaticamente. Em oito meses de atividade, já foram certificadas 37,6 mil propriedades rurais, totalizando mais de 33,9 milhões de hectares.
 
Heber Carvalho com informações do MDA
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também