Parlamentares da Bancada do PT na Câmara acusaram, pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, de serem os principais responsáveis pela mais recente queda no PIB do País, que oficialmente colocou o Brasil em recessão. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (2), o PIB brasileiro caiu 0,1% no 3º trimestre de 2021. Como esta é a segunda queda consecutiva, que já havia encolhido 0,4% no segundo trimestre deste ano, a economia brasileira entrou em recessão técnica.
O resultado do 3º trimestre do PIB é menor do que o esperado pelo mercado, que projetava alta de 0,1%. Segundo o IBGE, “o PIB está no patamar do fim de 2019 e início de 2020, período pré-pandemia, e ainda está 3,4% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica na série histórica, alcançado no primeiro trimestre de 2014”. O péssimo resultado contrasta com reiteradas declarações do ministro Paulo Guedes de que a economia brasileira tem se “recuperado em V”, desde o tombo verificado após o início da pandemia.
Para a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), o registro de mais uma queda no PIB comprova a incompetência da gestão Guedes/Bolsonaro sobre a economia.
“PIB registra queda pelo 2º trimestre consecutivo e o Brasil entrou em recessão. Gestão incompetente de Guedes e Bolsonaro leva País ladeira abaixo com economia mais fraca, desemprego em alta, menos consumo, queda de renda e fome. É uma tragédia anunciada”, observou a deputada.
PIB registra queda pelo 2º trimestre consecutivo e o Brasil entrou em recessão. Gestão incompetente de Guedes e Bolsonaro leva país ladeira abaixo com economia mais fraca, desemprego em alta, menos consumo, queda de renda e fome. É uma tragédia anunciada.
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) December 2, 2021
O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) afirmou que a mais recente queda no PIB demonstra que o País está caminhando para a falência, e que o povo brasileiro é quem está pagando a conta.
“O PIB do Brasil cai 0,1% no 3º trimestre e entramos em recessão técnica. Isso quer dizer que o País caminha para a falência. O povo sofre com desemprego, fome, inflação. Bolsonaro e Paulo Guedes instalaram o caos econômico no País e quem paga a conta é o povo mais pobre”, lamentou.
O PIB do Brasil cai 0,1% no 3º trimestre e entramos em recessão técnica. Isso quer fizer que o país caminha para a falência. O povo sofre com desemprego, fome, inflação. Bolsonaro e Paulo Guedes instalaram o caos econômico no país e quem paga a conta é o povo mais pobre.
— Carlos Zarattini (@CarlosZarattini) December 2, 2021
Diante do desastre na economia brasileira, a deputada Erika Kokay (PT-DF) questionou as insistentes declarações do ministro Paulo Guedes sobre a suposta “recuperação em V” do País após o tombo causado pela pandemia.
“E o crescimento em V de Vergonha do Paulo Guedes tem mais um capítulo trágico. PIB cai 0,1% no 3º trimestre e Brasil entra em recessão técnica. O ultraneoliberalismo de Bolsonaro e Guedes é um fracasso completo. País vive alta dos juros, inflação, desemprego, fome, miséria…”, observou a petista.
E o crescimento em V de Vergonha do Paulo Guedes tem mais um capítulo trágico. PIB cai 0,1% no 3º trimestre e Brasil entra em recessão técnica.
O ultraneoliberalismo de Bolsonaro e Guedes é um fracasso completo. País vive alta dos juros, inflação, desemprego, fome, miséria…
— Erika Kokay (@erikakokay) December 2, 2021
O mau desempenho da economia brasileira foi puxada, principalmente, pelo setor de exportação (- 9.8%), agropecuário (- 8%) e comércio (- 0,4%). Já a indústria ficou estagnada (0% de crescimento) e o setor de serviços cresceu apenas 1,1%. Apenas o setor da construção obteve destaque no levantamento do IBGE, com crescimento de 3,9% no PIB.
Leia abaixo outros tuítes de parlamentares petistas sobre a mais recente queda no PIB:
Deputado José Guimarães (PT-CE) – “Estamos em recessão técnica! Bolsonaro e Guedes são os operadores do caos econômico. Resta ao povo o desemprego, a fome e os ossos!”.
Deputado Rogério Correia (PT-MG) – “Impressionante a incompetência do governo Bolsonaro com Paulo Guedes no comando da recessão com inflação. Ganham os especuladores e aumenta a miséria do povo”.
Deputado Henrique Fontana (PT-RS) – “Brasil entra em recessão técnica com queda do PIB de 0,1% no 3º trimestre. O recuo do PIB aliado à explosão dos preços, desemprego recorde, fome e miséria, é a comprovação do fracasso da política econômica fundamentalista neoliberal de Bolsonaro e Guedes”.
Deputado Paulo Pimenta (PT-RS) – “A recuperação em V da economia tão exaltada por Guedes, o ministro que lucra com a alta do dólar, não passou de mais uma mentira desse governo desonesto. A verdade é que o País vive uma recessão provocada pela incompetência e entreguismo de Bolsonaro e Guedes”.
Deputado Zeca Dirceu (PT-PR) – “Paulo Guedes tinha prometido uma recuperação da economia em V. O problema é que ele não avisou que seria um V de cabeça para baixo, em queda, derrubando a renda do trabalhador, paralisando o consumo e os investimentos”.
Deputado Paulo Guedes (PT-MG) – “O Paulo Guedes Offshore continua lucrando em paraísos fiscais enquanto afunda o Brasil na crise. O país está agora oficialmente em recessão técnica com mais uma queda do PIB: 0,1%. Alguém imagina onde isso vai parar?”.
Deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) – “Além de mais de 100 milhões de pessoas passando fome e da inflação mais alta dos últimos 20 anos, agora o Brasil entrou em recessão também. São os presentes de Bolsonaro e Paulo Guedes para o final de ano. Ou o Brasil se livra dessas pragas ou essas pragas acabam o Brasil”.
Deputado Nilto Tatto (PT-SP) – “A recessão é só técnica, porque na prática a economia deve estar voando né?”.
Deputado Alexandre Padilha (PT-SP) – “Economia encolhendo devido à queda de exportações do Brasil – mais de 10%, bem abaixo da média global. E o Paulo Guedes mentindo na cara dura sobre a economia brasileira. O que povo sente falta é de carne no prato. E sabe quando foi que teve isso? Me diz aí”.
Deputado Helder Salomão (PT-ES) – “O Produto Interno Bruto (PIB) recuou 0,1% no terceiro trimestre, segundo dados do IBGE. O Brasil entrou em recessão. Esse é o resultado da política econômica fracassada de Bolsonaro e Paulo Guedes”.
Héber Carvalho