O Núcleo Agrário da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara, coordenado pelo deputado Airton Faleiro (PT-PA), entregou na última sexta-feira (6), ao presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, que também coordena o programa de governo do ex-presidente Lula, a plataforma dos povos do campo, da floresta e das águas.
Segundo o deputado Airton Faleiro, entre os principais eixos da plataforma estão a soberania alimentar brasileira; produção de alimentos saudáveis para os consumidores; proteção e avanço na demarcação dos territórios dos povos do campo: território indígena, quilombola, extrativista, assentamentos. “Ou seja, os territórios ocupados – e também destinados a esses povos”, explicou o parlamentar.
De acordo com Faleiro, “o desenvolvimento rural tem que ser comprometido com o equilíbrio climático global e a responsabilidade ambiental do nosso País, itens que compõem os eixos da plataforma”.
Alimentos para combater a fome
Em relação à soberania alimentar, Airton Faleiro disse que ela representa “a reponsabilidade de produzirmos alimentos para combater a fome e diminuir o preço dos alimentos para o consumo no campo e na cidade”.
O encontro contou também com a presença de representantes da Secretaria Agrária Nacional do PT, do NAPP Agrário e de organizações que atuam no setor.
Benildes Rodrigues com Assessoria de Comunicação deputado Airton Faleiro