Pimenta usa Lei de Acesso à Informação para cobrar dados sobre gastos da presidência com cartão corporativo

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (PT-RS), protocolou nesta quinta-feira (16), na Secretaria Geral da Presidência da República, um pedido de informações sobre os gastos da Presidência da República com o cartão corporativo em 2019. Na ação, o parlamentar ressalta que o STF, pelo voto da maioria de seus membros, derrubou o sigilo de alguns gastos do Presidente da República em julgamento realizado em novembro do ano passado.

Pimenta se baseia na Lei de Acesso a Informação (Lei nº 12.527 de 2011) e cita que a mesma, em seu art. 3º, assegura o direito fundamental de acesso à informação da administração pública que, entre seus princípios básicos está a “observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção” e a “divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações”.

O documento do líder petista informa que, apesar da decisão do STF, “gastos relevantes referentes ao uso do cartão corporativo pela Presidência e Vice-Presidência continuam sob sigilo, afrontando tal decisão”, o que viola o princípio constitucional da transparência.

“Apesar de não especificar como as informações deverão ser divulgadas, o relator (ministro Edson Fachin) sugeriu que pelo menos um extrato dos gastos deveria ser disponibilizado. Da mesma forma, reafirma que conforme previsão Constitucional, a publicidade dos atos é a regra, enquanto o sigilo é apenas a exceção e necessita ser devidamente justificado”, afirma Pimenta na petição.

Segundo o site BBC News Brasil, até o momento, os dados disponíveis no Portal da Transparência indicam que a Presidência da República gastou R$ 4,6 milhões com o cartão corporativo, entre janeiro e setembro de 2019.

“Portanto, a decisão de não divulgação dos gastos da presidência sob a justificativa de respaldo na Lei de Acesso à Informação, além de ferir à própria Lei e a decisão do STF, viola importantes princípios constitucionais, como a publicidade, a legalidade e a moralidade administrativa”, destaca Pimenta no pedido.

 

Confira a íntegra do requerimento de informações:

Requerimento de Informações

Héber Carvalho

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex