PGR concede parecer favorável à ação do PT que tenta impedir a privatização da Petrobras

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, concedeu parecer favorável do Ministério Público Federal à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5942) – impetrada pelo PT junto ao STF – que pede a suspensão dos efeitos do Decreto 9.355/18, de Michel Temer, que autoriza o desinvestimento e venda de ativos da Petrobras sem licitação. Para o PT, além de danoso aos interesses do País por facilitar a privatização da estatal, o decreto de Temer também é inconstitucional porque usurpa a competência privativa do Congresso Nacional para a criação de leis.

“Sob o pretexto de regulamentar dispositivos legais que não careciam de qualquer regulamentação (Lei 13.303/2016 – Lei das Estatais), (o decreto) pretende criar um conjunto de regras de regência para a realização ou dispensa de licitação no âmbito da Petrobras, em substituição à lei federal referente a regras licitatórias aplicáveis às empresas públicas e sociedades de economia mista, impondo outras regras, diversas daquelas que foram aprovadas pelo Congresso Nacional”, afirma o PT na ação.

Ainda segundo a ADI, essas novas regras criadas pelo Decreto 9.355/18 ofende “o princípio da separação dos Poderes”, que consta do artigo 2º, da Constituição Federal. A ação do PT aponta ainda a violação de outros artigos da Constituição. Entre eles o artigo 5º, inciso II, por ofensa ao princípio da reserva da lei, na edição de um decreto que estabelece todo um regramento de licitações para a Petrobras, criando direitos e obrigações; do artigo 37 (caput e inciso XXI), ao criar hipóteses de dispensa de licitação sem fonte legal válida; e do artigo 22 (caput e inciso XXVII) combinado com artigo 48 (caput e inciso V), por invasão de uma competência legislativa reservada ao Congresso Nacional.

O relator da ADI no STF é o ministro Marco Aurélio de Melo. A ação do PT está pautada para ser julgada no dia 28 de novembro.

Outra ação – Essa é a segunda ação do PT junto ao STF que visa impedir a “legalização” da venda da Petrobras. Antes, o partido já tinha entrado com uma Adi contra o decreto 9.188/2017 – de Michel Temer – que também tratava da dispensa de licitação para venda de ativos e desinvestimentos (privatização) da estatal.

As duas ações do PT atendem as reinvindicações do grupo que compõe a campanha “O Petróleo é do Brasil”. Contrário à privatização da Petrobras, esse movimento reúne sindicatos de diversas categorias, centrais sindicais, parlamentares, movimentos ligados à Igreja Católica e partidos de oposição, como PT,PSOL, PCB e PCdoB, dentre outros.

 

Equipe PT na Câmara com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex