Parlamentares do PT relembraram nesta sexta-feira (8) os cinco anos da libertação de Lula da prisão em Curitiba. Pelas redes sociais, deputadas e deputados da Bancada do PT na Câmara destacaram que os 580 dias de cárcere imposto de forma injusta e arbitrária ao atual presidente, devido a uma armação política e ideológica promovida pelos procuradores da Lava Jato e o ex-juiz Sérgio Moro — que o condenou Sem provas, com apoio da grande mídia tradicional — não foi capaz de abalar a luta de Lula para provar sua inocência e continuar na vida pública visando à melhoria da vida do povo brasileiro.
A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), destacou que o atual presidente mostrou sua persistência em provar sua inocência. “Há 5 anos, o presidente Lula deixava a prisão em Curitiba. O cárcere injusto não foi capaz de destruir sua resiliência e abalar sua fé na verdade. Lula não trocou sua dignidade pela liberdade e provou sua inocência. Hoje, novamente como presidente, ele continua sua missão de gerar oportunidades para melhorar a vida do povo trabalhador. Viva Lula!”, escreveu em seu perfil no Instagram.
Já o líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), destacou que a libertação de Lula permitiu a continuidade da luta do atual presidente por mais direitos e justiça para a população. “A liberdade de Lula, há cinco anos, simbolizou o reencontro do Brasil com sua própria história de resistência. Mais do que uma vitória individual, foi a reafirmação de um país que, apesar das injustiças sociais e judiciais, continua a lutar por seus direitos e por justiça. A data reflete a força da democracia em tempos de ameaças por parte de quem não convive bem com nossa Constituição Federal. Viva o Brasil! Viva as lutas sociais representadas ao longo da nossa história por Luiz Inácio Lula da Silva!”, escreveu Guimarães no X (antigo Twitter).
Por sua vez, a 2ª Secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Maria do Rosário (PT-RS), ressaltou que nem mesmo os 580 dias de prisão injusta tiraram de Lula a força para provar sua inocência e lutar em favor do povo brasileiro. “Há 5 anos, neste exato dia, o presidente Lula deixava sua prisão injusta em Curitiba, onde ficou 580 dias preso. Em todo esse tempo, nunca desistiu de lutar para provar sua inocência. De lá foi para seu terceiro mandato como presidente da República, para reconstruir o Brasil. Quanta força!”, escreveu em sua conta no X.
Leia Mais: Governo Lula renegocia R$ 5,1 bilhões em dívidas e impulsiona pequenos negócios
Leia abaixo outras mensagens sobre os cinco anos da libertação de Lula:
Deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) – “Há 5 anos, Lula era libertado da prisão injusta depois de 580 dias de resistência e luta. Da prisão ao Planalto para, pela 3ª vez como presidente, liderar um projeto de reconstrução do país, promovendo desenvolvimento com inclusão social, cuidando de quem mais precisa. Viva Lula!”.
Deputada Luizianne Lins (PT-CE) – “5 anos de Lula livre. 5 anos que toda a injustiça cometida contra o ele começou a cair por terra. De lá pra cá Lula foi eleito presidente e agora está reconstruindo o Brasil, retomando o crescimento, acabando a fome e a miséria, gerando emprego e renda. Faz o L, Efeito Lula”.
Deputado Rogério Correia (PT-MG) – “Faz exatamente cinco anos que Lula saiu da prisão injusta a qual foi submetido por 580 dias sem nenhuma prova. Hoje ele é o nosso presidente da República, o que faz dele um símbolo de resistência, devolvendo a esperança ao nosso povo e reconstruindo o nosso país”.
Deputado Josias Gomes (PT-BA) – “Hoje completa 5 anos que Lula foi libertado da prisão política. Nosso companheiro resistiu a 580 dias de cárcere, não cedeu a chantagens e preservou sua dignidade. A liberdade veio com muita luta e à luz da verdade”.
Héber Carvalho