Petistas prestam homenagem aos 361 anos dos Correios

Por iniciativa dos parlamentares petistas, a Câmara dos Deputados realizou sessão solene em homenagem aos 361 anos dos Correios.
Sessão solene em homenagem aos Correios. Foto: Thiago Coelho

Por iniciativa dos parlamentares petistas Maria do Rosário (RS), Leonardo Monteiro (PT-MG) e do líder da Bancada do PT, Odair Cunha (MG), a Câmara dos Deputados realizou sessão solene em homenagem aos 361 da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e dos 135 anos do Museu dos Correios, nesta terça-feira (16/4).

Os Correios, em seus quase quatro séculos de história, são uma das empresas públicas mais antigas do Brasil. Com o objetivo de universalizar os serviços postais, tornaram-se uma empresa estratégica para o país, com uma logística complexa e eficiente. Por isso, são uma das instituições mais confiáveis para os brasileiros, conectando todos os pontos do território – mais de 92% dos brasileiros afirmam já terem recebido entregas dos Correios em suas casas.

Privatização

Em seu discurso, a deputada Maria do Rosário destacou a luta e a resistência à privatização dos Correios, ao enfatizar que a empresa serve ao Brasil e é parte fundamental da integração nacional, além de desempenhar um papel social, econômico e de serviço. Ela reconheceu o trabalho dos profissionais dos Correios, ao mencionar especificamente a importância do trabalho logístico, de entrega, dos livros didáticos e das correspondências para a sociedade brasileira.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) também recordou as tentativas de privatização dos governos passados e mencionou que foi o presidente Lula que retirou os Correios do plano de privatização. Ela enfatizou que os Correios estão presentes em todos os municípios brasileiros e desempenham um papel fundamental ao entregar itens como as provas do Enem e remédios de alto custo, além de promover a cidadania. Erika atribuiu a permanência dos Correios como empresa pública à luta dos trabalhadores, trabalhadoras e parlamentares comprometidos com o país.

Além das entregas

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) afirmou que os serviços dos Correios vão muito além das entregas. “[Os Correios] têm um papel muito mais amplo. O papel de ajudar os pequenos negócios do campo e da cidade, um papel de auxiliar o desenvolvimento do país, um papel importante de prestar aos serviços públicos toda a sua expertise, toda sua capacidade de contribuir com serviço, com ações, das mais diferentes ao longo de toda história”.

“O povo brasileiro tem um grande orgulho dos Correios. Essa empresa pública, quem encomendou, chegou. Vai nos quatro cantos do Brasil. É uma eficiência extraordinária, por isso que nós temos orgulho, e ela precisa ser pública e ser eficiente, e isso ela faz, tem uma capacidade fundamental”, ressaltou o deputado Elton Welter (PT-PR).

Fortalecimento

Os parlamentares também parabenizaram a nova direção da empresa que vem desenvolvendo um papel importante no fortalecimento dos Correios com políticas de promoção da igualdade racial, enfrentamento às desigualdades de gênero, elevando e fortalecendo também a democracia brasileira. “Quero parabenizar o presidente Fabiano dos Santos que vem recuperando a autoestima, recuperando a importância dos correios – que vinha sendo vilipendiado pelo governo passado”, lembrou a deputada Reginete Bispo (PT-RS).

“Os Correios são a cara da luta dos trabalhadores e das trabalhadoras de nosso país. Viva os Correios, viva o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vai fazer de fato os Correios ser uma empresa brasileira de todos os brasileiros brasileiras”, finalizou o deputado Tadeu Veneri (PT-PR).

 

Lorena Vale

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também