Petistas pedem prisão de Dallagnol, que escreveu parte da delação de Barusco e incluiu o PT por “fins políticos”

Do site do PT - Foto: Paulo Lisboa

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram suas redes sociais neste fim de semana para pedir a prisão do procurador Deltan Dallagnol, depois que o site DCM – Diário do Centro do Mundo – publicou matéria exclusiva revelando que os procuradores da extinta força-tarefa Operação Lava Jato, do Ministério Público Federal no Paraná, propuseram cláusulas extras, criaram uma nova versão e negociaram os termos da delação premiada do ex-executivo da Petrobras Pedro Barusco, para incluir o PT, na delação, por fins políticos. É o que revelam mensagens analisadas pela Polícia Federal no âmbito da Operação Spoofing, divulgadas em reportagem do DCM.

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Bohn Gass (RS), espera que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) puna com rigor o procurador Dallagnol, “porque cretinices desse tamanho arruínam a credibilidade do Ministério Público. E a democracia precisa de um MP forte”.

Na avaliação do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), Dallagnol se comportou todo o tempo como “chefe de quadrilha”, nunca como um procurador da República. “O que foi revelado hoje (16) pelo DCM é um escárnio, uma vergonha”, criticou, se referindo a afirmação do procurado: “Abaixo a república… KKK”, após escrever a delação de Barusco e incluir o PT por fins políticos. Pimenta ainda indagou: “O que falta para sua prisão?

Paulo Pimenta destacou ainda, em suas redes sociais, que “faz anos que denuncio a quadrilha da Lava Jato e seus esquemas para enriquecerem. Já pedi a prisão de Moro, Dallagnol e toda a quadrilha diversas vezes. O escândalo da delação de Barusco, que veio à tona ontem, é só mais um da indústria de delação criada pela República de Curitiba”.

O deputado Rogério Correia (PT-MG) foi enfático: “É preciso prender Deltan Dallagnol, o cretino, e para isto o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) precisa abrir investigação contra ele e não proteger seus crimes!”

Para o deputado Nilto Tatto (PT-SP), Dallagnol, o tempo todo, “pousou de bom moço, porém agia como chefe de quadrilha”.  O deputado afirmou ainda que, “se ainda houver seriedade, o MPF deve expulsá-lo da instituição e Dallagnol deverá responder pelos seus crimes. “Essa cara hipócrita de bom moço, cristão, rapaz honrado, não passa de farsa, como a que você ajudou a montar para eleger Bolsonaro”, protestou.

Ainda em outra postagem na sua conta no Twitter, Nilto Tatto enfatizou que as acusações contra o procurador Dallagnol são sérias demais para passarem em branco e indagou: “Até quando o MPF vai passar pano e fingir não ver os crimes cometidos por Dallagnol?

O deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) afirmou, também em suas redes sociais, que “a ficha corrida do mafioso Deltan Dallagnol só não é maior que a hipocrisia dele, um falso cristão que tem lugar cativo no Nono Círculo do inferno, destinado aos traidores da pátria”.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS), ao comentar o fato em suas redes sociais, afirmou que Dallagnol escreveu o que queria em uma delação que cabia a ele próprio homologar. “É um crime, um escárnio, uma vergonha que até agora não tenha sido responsabilizado”, criticou.

Jogo rasteiro

Na avaliação do deputado Enio Verri (PT-PR), Deltan Dallagnol transformou a delação e ações no MP em seus joguetes para interesses políticos. “Escrever parte da delação do Pedro Barusco para incriminar o PT é rasteiro. Arquitetou para criminalizar o partido quebrando todos os princípios éticos e legais do cargo que exerce”, criticou. .

E o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) reforçou: “Então Dallagnol escreveu a delação de Pedro Barusco, colocando o PT no meio com fins políticos. A gente vem batendo nessa tecla há muito tempo. Dallagnol e sua trupe se juntaram para tirar o Lula do jogo político. Parece que o jogo virou, né?”

Também em suas redes sociais os deputados Rubens Otoni (PT-GO), José Guimarães (PT-CE), Helder Salomão (PT-ES) Leo de Brito (PT-AC), Paulo Teixeira (PT-SP) e Paulão (PT-AL) divulgaram a matéria do DCM, consideram o fato “gravíssimo” e indagam quando Dallagnol será expulso do Ministério Público.

 Nova versão da delação de Barusco

Conforme publicou o DCM, diálogos travados entre os procuradores Deltan Dallagnol e Athayde Ribeiro Costa, da operação Lava Jato, revelam que eles redigiram uma nova versão da delação premiada do ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro Barusco, no início do ano de 2015. Segundo a reportagem, a primeira versão da delação de Pedro Barusco, que menciona suposto acerto de propina entre funcionários de carreira da petrolífera, representantes de empreiteiras e políticos. Mas não citava explicitamente o PT.

A prática dos procuradores de Curitiba é ilegal. A norma brasileira que regulamenta e deu origem ao instituto da delação premiada no Brasil (Lei Nº 12.850, de 2 de agosto de 2013) veda expressamente que as autoridades constituídas sugiram versões, solicitem inclusões ou firam de qualquer modo a iniciativa do próprio delator sobre o que pretende levar a conhecimento dos órgãos de investigação e controle.

Segundo o DCM, “vale dizer: não é permitido que se construam delações customizadas por promotores ou procuradores, ao gosto de seus estrategemas processuais ou, no caso específico, políticos”.

É o que estabelece o artigo 4º da lei citada, que versa sobre as regras que devem ser observadas pelo juiz de Direito ao homologar um acordo de delação. Entre essas diretrizes, está a de certificar que todo o conteúdo da delação apresentada foi escrito espontaneamente pelo próprio delator, obrigatoriamente verificando a existência da “voluntariedade da manifestação, especialmente nos casos em que o colaborador está ou esteve sob efeito de medidas cautelares”.

Confira a reportagem completa do DCM:

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/exclusivo-dallagnol-escreveu-parte-da-delacao-de-barusco-e-incluiu-pt-por-fins-politicos/

 

Vânia Rodrigues, com Site DCM

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100