Petistas entram com representação criminal contra a presidente interina do CFM por apologia e incitação ao crime

Foto: Lula Marques

O atual líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), e o líder eleito para comandar a Bancada a partir de 1º de fevereiro deste ano, deputado Zeca Dirceu (PR), ingressaram com uma representação criminal na Procuradoria da República no Distrito Federal contra a presidente interina do Conselho Federal de Medicina (CFM), Rosylane Rocha. Os petistas denunciam que, durante os atos de terrorismo ocorridos em Brasília no último domingo (8), a presidente interina do CFM exaltava a invasão do Congresso Nacional e a destruição que ocorria no Supremo Tribunal Federal.

Os parlamentares anexaram à denúncia matéria do jornal Correio Braziliense informando que a médica postou vídeos do momento em que os invasores sobem a rampa (do Congresso), após furar um bloqueio policial, com a legenda, “Agora Vai”. Ela ainda compartilhou uma imagem da escultura da Justiça, localizada em frente ao prédio do STF e vandalizada pelos golpistas, com a frase “Perdeu mané”.

Os petistas declararam ainda na ação que a representada teceu elogios aos Policiais Militares do Distrito Federal que, “de maneira criminosa e deliberada, escoltaram, orientaram e deixaram a turba de criminosos terroristas transitarem livremente pelo Eixo Monumental e Esplanada dos Ministérios, até adentrarem nos locais de ataques planejados”.

Reginaldo Lopes e Zeca Dirceu lembraram ainda que Rosylane Rocha enalteceu os policiais como “heróis e cuidadores dos cidadãos de bem”. “Cidadãos estes que logo em seguida demonstraram toda a ‘sanha civilizatória’ que os formam destruindo os símbolos da República no País”, ironizaram os parlamentares.

Segundo eles, apesar de não ficar claro se a presidente interina do CFM estava no local dos fatos ou de que tenha participado dos atos terroristas, “de maneira deliberada, ostensiva e dolosa apoiou as condutas criminosas no instante em que aconteciam” e fez “apologia, incentivo e força aos terroristas via compartilhamento nas redes sociais”.

“Diante desse quadro nefasto, funesto que ocorreu em Brasília no final da tarde de domingo, era de se esperar que as cidadãs e cidadãos do País, especialmente aqueles que representam categorias de profissionais de grande relevância social no País (médicos), viessem a público repudiar e condenar os atos terroristas, como fizeram e fazem os verdadeiros patriotas da Nação”, afirmaram os petistas na ação.

Penalidades

Para os petistas, além da conduta da presidente interina que atenta contra a Ética e o Decoro da função médica, que segundo eles “será sindicada na instância disciplinar adequada”, Rosylane Rocha cometeu crimes previstos no Código Penal. Entre eles, Incitação ao Crime (Art. 286) e Apologia de crime ou criminoso (Art. 287).

Entre outras providências, os parlamentares solicitam à Procuradoria da República no Distrito Federal a instauração de procedimento de investigação criminal contra a acusada e de ação de improbidade administrativa, além do afastamento cautelar do cargo que atualmente ocupa.

Leia abaixo a íntegra da ação:

Representacao Criminal contra Presidente do CFM – Terrorismo em Brasília – 10.1.23 (1)

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex