Petistas elogiam ações do governo Lula no auxílio a atingidos pelas chuvas no RS

Lula esteve no RS, que sofre com as enchentes que já deixaram 21 mortos. Lajeado é uma das cidades castigada pelas chuvas torrenciais. Foto: Ricardo Stuckert/Reprodução

Parlamentares da Bancada do PT gaúcho na Câmara dos Deputados elogiaram a iniciativa do governo Lula de garantir ao estado todo apoio possível diante da atual catástrofe climática que o estado vem passando.

Em várias regiões do Rio Grande do Sul chove a cinco dias sem parar, ocasionando inundações em muitas cidades e zonas rurais. 132 municípios foram afetados, com 21 mortes já confirmadas, além de 21 pessoas desaparecidas, 3.088 desabrigadas e 5.321 desalojadas.

Durante reunião de trabalho na cidade de Santa Maria (RS), na tarde desta quinta-feira (2), o presidente Lula, acompanhado por uma comitiva de seis ministros, prestou solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul e garantiu apoio total do governo federal às famílias atingidas.
“O governo federal estará 100% à disposição do Estado do Rio Grande do Sul, do povo do Rio Grande do Sul, para a gente atender com material humano, com trabalho, com eficiência e com recursos que eu sei que vão ser necessários para que a gente possa reparar os prejuízos, e, no primeiro momento, a gente só tem que salvar vidas, a gente só tem que cuidar das pessoas”, destacou o presidente.

Leia Mais:

“O governo federal está 100% à disposição do Rio Grande do Sul”, diz Lula

O coordenador da Bancada Gaúcha na Câmara, deputado Marcon (PT-RS), parabenizou a atitude do presidente Lula. “A vinda do Presidente Lula reforça o seu compromisso solidário e humanitário com o povo gaúcho. Neste momento de muita dor, os esforços do Governo Federal serão essenciais para a reconstrução do nosso estado. Lula nunca faltou com o Rio Grande e mostra toda sua solidariedade. Nesse momento precisamos de muita união e apoio!”, ressaltou.

A deputada Reginete Bispo (PT-RS) elogiou a sensibilidade do presidente ao visitar o estado para ver de perto a situação e seu compromisso em oferecer toda a ajuda possível. “Este é um momento de muito sofrimento em nosso estado, perdemos vidas e temos muitas pessoas desabrigadas e em situação de risco. A presença do presidente Lula é extremamente significativa para nós. Ele colocou centenas de militares das Forças Armadas para atuar nos resgates e ajuda às vítimas, equipamentos, botes salva-vidas, oito aeronaves, oito helicópteros e anunciou a instalação de uma base do governo federal para centralizar as informações e coordenar as ações, o que é de extrema importância neste momento difícil”, explicou.

Ao também agradecer o presidente Lula, o deputado Bohn Gass (PT-RS) ressaltou a importância da reunião com autoridades do estado. “Estamos diante da maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul. E o presidente Lula está tão atento e tão solidário ao nosso estado, que veio pessoalmente e trouxe vários ministros para ver avaliar de perto a situação, e para combinar com o governo do estado a continuidade das ações que são necessárias para minimizar os estragos dessa calamidade”, destacou.

Ajuda do governo federal

Em um segundo momento, Lula destacou que o governo federal está empenhado na garantia dos recursos para reparar os danos causados pelas fortes chuvas. Ele destacou ainda que seu governo vai adotar ações em auxílio ao estado nas áreas da saúde, alimentação, transporte, entre outras.

“Eu quero terminar dizendo para vocês que, como ser humano, eu vou rezar e rezar muito para que a chuva possa parar, para que as pessoas possam voltar para as suas casas, para que as pessoas possam se reencontrar e viver a sua vida tranquilamente e em harmonia com a família. Isso do ponto de vista como ser humano. Como governante, eu vou fazer o que estiver ao alcance do governo federal e suas instituições para que a gente possa dar ao Rio Grande do Sul, ao povo gaúcho e ao povo das regiões afetadas tranquilidade para que a gente possa viver com muito respeito cuidando da nossa família”, concluiu o presidente.

Ações

Entre as principais iniciativas do governo federal anunciadas durante a reunião de trabalho, estão o envolvimento direto de aproximadamente 630 militares das Forças Armadas no resgate e transporte de ajuda humanitária.

Também foram mobilizados pela Marinha, Exército e Aeronáutica, liderados pelo ministério da Defesa, seis helicópteros e mais de uma centena de equipamentos, entre eles de engenharia, embarcações, veículos de transporte e drones. Nesta quinta-feira também desembarca no estado um hospital de campanha completo vindo diretamente do Rio de Janeiro.

Além dos ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes), Marina Silva (Meio Ambiente), Jader Filho (Cidades) e Paulo Pimenta (Comunicação Social), também participaram da reunião o presidente da Conab, Edgar Pretto, o governador do estado, Eduardo Leite, e prefeitos de cidades atingidas, autoridades militares e dirigentes de órgãos estaduais envolvidos no atendimento à população.

Bancada gaúcha do PT

Outros parlamentares da Bancada gaúcha do PT na Câmara, além de manifestarem pelas redes sociais solidariedade às famílias das vítimas e atingidos pelas inundações, também parabenizaram o presidente Lula e seu governo pelo compromisso em ajudar o estado. Leia abaixo as mensagens:

Deputada Denise Pessôa (PT-RS) – “O apoio do Governo Federal é extremamente importante nesse momento. O Rio Grande do Sul passa por uma grande tragédia. A Serra Gaúcha sofre com deslizamentos, que inviabilizam acessos, mas pior do que isso há soterramentos e pessoas desaparecidas. Com rompimento da barragem 14 de julho, aumenta muito o fluxo de água no Vale do Taquari que sofre com alagamentos monstruosos. Nesse momento, a união de todos é necessária!”

Deputada Maria do Rosário (PT-RS) – “É importante dizer que o governo do presidente Lula está aqui no Rio Grande do Sul para atender as cidades do interior e a capital, para verificar o que é preciso na assistência social, o mais importante para quem é acolhido, para levar alimentação, água potável e tratar da questão da infraestrutura. O presidente Lula disse que agora é hora de salvar vidas, mas também garantiu que não faltarão recursos para a reconstrução”.

Deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) – “Estamos unindo esforços entre os governos federal, estadual e municipal para superar mais esse desafio, que reflete os impactos das mudanças climáticas globais”.

Presidente Lula e ministros, em Santa Maria, prestam socorro ao RS. Foto: Ricardo Stickert

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também