Petistas discutem desenvolvimento urbano do Norte e Nordeste

PEugenio

A Câmara realizou, nesta terça-feira (5), o seminário “Cidadania e Desenvolvimento Urbano: análise da implementação de políticas públicas para o Norte e Nordeste”, com foco nas ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e na área de mobilidade urbana.

Parlamentares do PT consideram que as desigualdades regionais foram bastante reduzidas a partir de 2003, mas ainda há muito a ser feito.

O deputado Pedro Eugênio (PT-PE), coordenador da bancada do Nordeste e um dos expositores do evento, destacou o cumprimento do cronograma do PAC e defendeu maior atenção para a dimensão do planejamento, especialmente na área de infraestrutura. “O PAC está rigorosamente em dia. Dizer que está se arrastando é falso, é discurso político. Agora, temos que aprimorar a questão do planejamento”, disse.

“O financiamento de projetos executivos detalhados é um dos caminhos mais importantes para trazer investimentos à região [Nordeste] e promover mais eficiência na aplicação dos recursos ao meio urbano, inclusive na área de mobilidade”, acrescentou Pedro Eugênio.

Mobilidade – O deputado João Paulo Lima (PT-PE), que coordenou o segundo painel do seminário, avalia que o Brasil está preparado para enfrentar e superar os problemas de mobilidade nas grandes cidades. “Este evento é importante porque a mobilidade é um elemento fundamental para o desenvolvimento do Brasil como um todo e das suas regiões em particular. Os recursos extraordinários do PAC, primeiro com o ex-presidente Lula e agora com a presidenta Dilma, têm causado uma transformação significativa, mas observamos que ainda há carência de projetos, especialmente por parte dos municípios e dos estados”, opina João Paulo.

“O nosso grande desafio é conciliar o crescimento econômico, o desenvolvimento urbano, com a garantia de qualidade de vida à população. Temos problemas que surgiram com esse desenvolvimento, mas temos emprego, capacidade de investimento e agora temos que equilibrar os diversos fatores desse contexto”, complementou João Paulo.

O arquiteto Milton Botler, palestrante do seminário, enfatizou a necessidade de priorização do transporte coletivo nas grandes cidades, citando experiências positivas em metrópoles como Barcelona, mas lembrou que o Brasil ainda não apresenta altas taxas na proporção de veículos por habitante. “Todas essas políticas se dão a partir da restrição do automóvel. Mesmo com o incentivo do governo à compra de automóveis nos últimos anos, a nossa taxa de motorização ainda é baixa”, frisou Botler.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex