Petistas destacam relançamento do Minha Casa, Minha Vida com meta de contratar 2 milhões de moradias

Residencial do Minha Casa, Minha Vida em Santo Amaro (BA). Foto: Marcelo Camará/ MCid

Parlamentares da Bancada do PT se revezaram na tribuna da Câmara nesta terça-feira (14) para destacar as ações do presidente Lula nestes poucos mais de 40 dias de governo. A maioria citou a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, relançado hoje, em Santo Amaro (BA), onde o presidente Lula fez a entrega de 684 unidades em dois conjuntos habitacionais. A meta do novo Minha Casa, Minha Vida é contratar, até 2026, dois milhões de moradias em todo o Brasil.

Uma das principais novidades do novo programa é o retorno da Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, agora voltada para famílias com renda bruta de até R$ 2.640 (anteriormente, a renda exigida era de R$ 1.800). Nos últimos quatro anos, a população com essa faixa de renda foi excluída do programa.

O deputado Merlong Solano (PT-PI) destacou que Lula começou a trabalhar pelo Brasil antes de tomar posse no dia 1º de fevereiro. “Agora a cada dia, o presidente Lula cumpre as promessas de campanha e vai decidindo cada vez mais recolocar o povo no Orçamento da União. Há alguns dias, criou o programa de apoio a catadores e a catadoras de materiais recicláveis. Hoje relança o programa Minha Casa, Minha Vida, deixando para trás o pálido programa Casa Verde e Amarela, que não atendia as pessoas mais pobres por falta de recursos, por falta de orçamento”.

É esse o governo, segundo Merlong, que nós queremos seguir levando adiante. “Um governo que dialoga com o Brasil real, que não fica nas bolhas da Internet, um governo que coloca o orçamento e o poder público a serviço toda a sociedade brasileira, especialmente dos mais pobres”.

Dignidade habitacional

O deputado Bohn Gass (PT-RS) também elogiou a retomada do Minha Casa, Minha Vida e afirmou que o programa é fundamental para dar dignidade habitacional, moradia para o povo, “porque aquele programa Casa Verde e Amarela era só para quem podia fazer o financiamento. Agora, continuou o parlamentar, “o povo mais pobre, da faixa 1, vai ter novamente recursos”.

Para Bohn Gass, é bom podermos respirar novos ares de democracia. “Em primeiro lugar, contra vandalismo, fascismo, terrorismo, destruição, e dizer que no Brasil vai haver união e reconstrução. Vamos reconstruir os estragos que essa gente fez no governo”, concluiu.

Caráter social

O deputado Paulão (PT-AL) afirmou que o presidente Lula estava oficializando a retomada do maior programa habitacional das últimas décadas no Brasil, o Minha Casa, Minha Vida. “Na primeira fase, Lula entregará 2.745 moradias em todo o Brasil, sendo 609 na cidade de Rio Largo, em Alagoas. Haverá aumento do valor da renda familiar na faixa 1 do programa. Também há o projeto de locação social, aquisição de moradias usadas e inclusão de famílias em situação de rua no programa”, comemorou.

Sem dúvida nenhuma, enfatizou Paulão, o Minha Casa, Minha Vida é um programa que tem um caráter social fundamental. “Os governos anteriores não tiveram a sensibilidade e o compromisso de fazer um programa de moradia, o que é o sonho de qualquer pessoa não só no Brasil, mas no mundo. Trata-se de um programa em que se consegue alavancar a economia local, principalmente a construção civil – desde os materiais à mão de obra -, e consegue trazer um círculo virtuoso à economia”.

Objetivo alcançado

A deputada Denise Pessoa (PT-RS) relembrou que o Minha Casa, Minha Vida foi criado em 2009, com o objetivo de facilitar o acesso à moradia no Brasil. E nos governos do PT: de maio de 2009 a julho de 2019, 5 milhões e 700 mil unidades foram contratadas para a construção; 4 milhões e 300 mil unidades foram entregues; e 222 mil unidades estavam em construção. “Então o objetivo, na minha avaliação, foi alcançado”, afirmou.

A parlamentar frisou, no entanto, que em 2019 a política habitacional chegou ao colapso, quando o presidente Bolsonaro cortou drasticamente os investimentos dessa área. “A retomada do Minha Casa, Minha Vida é fundamental. Com certeza, nós vamos ter vários avanços no acesso à moradia, que hoje é um dos bens mais difíceis da classe trabalhadora conseguir conquistar”.

45 dias de governo Lula

O deputado Helder Salomão (PT-ES) destacou que em apenas 45 dias de governo, o presidente Lula “seguramente” já fez mais do que o governo passado, porque está adotando medidas para trazer de volta o Estado brasileiro a serviço do povo que mais precisa. “Nós precisamos reconhecer o esforço para desarmar as arapucas do governo passado, todas elas contra os direitos sociais, econômicos e ambientais do nosso povo”, defendeu.

Helder Salomão citou algumas ações já adotadas pelo governo Lula nesse início de gestão. “Lula determinou a retomada do Fundo Amazônia, que havia sido paralisado no governo passado; foi assinado o decreto que dá início à reestruturação da política de controle de armas no País e o presidente também retirou a Petrobras, os Correios e outras empresas estratégicas da lista de privatização no nosso País”.

O parlamentar lembrou ainda que Lula já assinou o decreto para que a Controladoria-Geral da União (CGU) investigue os mais de mil decretos de sigilos decretados pelo governo Bolsonaro; sancionou a lei que tipifica injúria racial como crime de racismo; anunciou o reajuste do piso do magistério; e sancionou a lei que reconhece os agentes comunitários de saúde e de controle de endemias como profissionais da saúde.

“Lula, com sua equipe, também foi a Roraima para assistir o povo Yanomami, vítima de um genocídio sem precedentes na história do nosso País”, completou.

 

Assista o vídeo do relançamento do programa:


 Vânia Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex