Petistas destacam os 15 anos de luta do Proifes pela educação no País

A deputada Erika Kokay (PT-DF) presidiu, nesta quarta-feira (18), a sessão solene em homenagem aos “15 Anos da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PROIFES-Federação), na Câmara dos Deputados.

“Quando falamos do Proifes estamos falando da defesa de uma educação laica e de qualidade. Uma educação gratuita. Uma educação que tenha a condição de nos libertarmos de toda história de um País que ainda não fez o luto nem do colonialismo, nem da ditadura e nem tampouco da escravidão. Por isso precisamos tanto do Proifes, que tem um entendimento das nossas reinvindicações corporativas, que são importantes porque resgatam a identidade de classe e profissional, pois elas se embalam na luta por um País onde nós não tenhamos como inimigos imaginários educadores e educadoras, nem tenhamos como inimigos imaginários a educação e a consciência crítica”, afirmou Erika Kokay.

Para a Professora Rosa Neide (PT-MT), 2019 foi o ano em que a juventude lutou pela educação e disse não ao projeto desastroso de Bolsonaro. “Nossa luta no ano de 2019 foi uma luta muito dura, um ano muito difícil para as causas da educação. Gostaria de lembrar também que foi um ano em que podemos comemorar, pois vimos os nossos estudantes, a juventude com força ir para a rua dizendo não a esse projeto, e este é o maior ganho do ano de 2019”.

Luta Sindical

O deputado Airton Faleiro (PT-PA) também participou da homenagem e destacou a importância da luta sindical nas conquistas dos direitos do povo brasileiro. “Eu acho que o Brasil tem uma experiência sindical muito rica, do ponto de vista da mobilização social, do ponto de vista da combatividade. Foi um sindicalismo que não se limitou à luta pelos direitos, à luta pelas conquistas econômicas e sociais, foi um sindicalismo que participou da vida política do País. Ou a classe trabalhadora participa da vida política do seu País, além das lutas sociais e de direitos, ou então nós não almejaríamos as conquistas”.

Paulo Freire

Airton Faleiro comentou a tentativa de desmoralização que os representantes do atual governo promovem contra o educador e patrono da educação brasileira, Paulo Freire. Para Faleiro eles não querem uma educação pública de qualidade e muito menos uma educação que questione.

“Não querem uma educação transformadora, uma educação que forme para a vida e uma educação que leve ao questionamento dos absurdos. Desmoralizar Paulo Freire, desmoralizar as nossas instituições de ensino público de qualidade é disputar uma narrativa para propiciar essa onda extremista dos valores, mas também de desestruturação dos serviços de interesse do povo brasileiro”, denunciou Faleiro.

Rosa Neide parafraseou Paulo Freire e afirmou que jamais desistirá da luta pela educação. “Paulo Freire sempre nos disse que ninguém educa ninguém, que nós não nos educamos sozinhos, que a nossa educação se dá mediatizada pelo mundo, e neste mundo em que nós vivemos, neste País que nós estamos, nós temos que provocar todas as situações possíveis para ajudar a educar. Todas as vezes que fomos às ruas, que fizermos barulho, estamos fazendo processo de mediatização. Nós vamos fazer fortemente barulho nas ruas para provocar a nossa educação, provocar a nossa continua formação em favor do povo cada vez mais tolerante e sem desistir nunca”.

A deputada Margarida Salomão (PT-MG) enviou uma carta homenageando a entidade. “A trajetória do Proifes coincide com o período de maior desenvolvimento da educação superior na história do País, durante os governos petistas, quando se deu a grande expansão do sistema universitário, com o crescimento do número de instituições, cursos, professores e estudantes. A entidade teve papel fundamental na conquista desses avanços e na luta pela valorização dos docentes e pela educação democrática”.

 

Assista a Sessão Solene na íntegra:

 

Lorena Vale

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também