Petistas destacam discurso forte e propositivo da presidenta Dilma na ONU

gumaraespellegrino

O líder da bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), enalteceu o discurso da presidenta Dilma Rousseff na abertura da 68ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), proferido nesta terça-feira (24) na sede do órgão, em Nova Iorque, EUA.

Para Guimarães, o pronunciamento da mandatária brasileira foi forte e adequado para o momento político, conturbado pelas revelações do esquema de espionagem de agências dos Estados Unidos sobre governos, empresas e cidadãos de outros países. “Foi um discurso de uma estadista que se impõe perante as grandes nações do mundo. A presidenta foi de uma ousadia e coragem ímpar, qualidades tão necessárias na condução da diplomacia”, disse Guimarães.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), avalia que Dilma expressou o pensamento de vários chefes de Estado. “Ela traduziu o sentimento que toma conta do mundo inteiro. Nós temos tratados internacionais, direitos e liberdades individuais e interesses econômicos que precisam ser protegidos e resguardados, por isso é inaceitável a prática de espionagem dos Estados Unidos”, destacou Pellegrino.

O parlamentar baiano também considera que a proposta de governança multilateral da Internet, apresentada pela presidenta, deve ganhar novos apoiadores a partir de agora. “A proposta que a presidenta Dilma defendeu está em sintonia com as posições do Brasil nas últimas conferências mundiais de comunicação. A Internet não pode ser regulamentada unicamente pela agência norte-americana ICANN e acredito que o movimento que propõe uma governança multilateral da rede deve se fortalecer com o discurso da presidenta”, afirmou Pellegrino.

A presidenta propôs que a regulação da Internet observe princípios como: liberdade de expressão, privacidade do indivíduo e respeito aos direitos humanos; governança democrática, multilateral e aberta, exercida com transparência, estimulando a criação coletiva e a participação da sociedade, dos governos e do setor privado; universalidade que assegure o desenvolvimento social e humano e a construção de sociedades inclusivas e não discriminatórias; a diversidade cultural, sem imposição de crenças, costumes e valores e, por fim, a neutralidade da rede, respeitando apenas critérios técnicos e éticos, tornando inadmissível restrições por motivos políticos, comerciais, religiosos ou de qualquer outra natureza.

Confira o discurso na íntegra e o vídeo do pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff.

Rogério Tomaz Jr.

Foto: Gustavo Bezerra

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex